ATIVIDADE SOBRE TEXTO INJUNTIVO

 Leia os textos I e II abaixo para responder às questões de 1 a 3:

 

TEXTO I:

BRIGADEIRO DE COLHER 


Ingredientes (4 porções)

1 lata de leite condensado;

1 caixinha de creme de leite;

4 colheres de chocolate em pó;

1 colher de margarina;

Chocolate granulado.

Modo de preparo: 20min

1. Num refratário alto e grosso coloque o leite condensado, o chocolate e a margarina, misture e leve ao micro-ondas, quase todos os micro-ondas têm a tecla brigadeiro, se o seu não tem, deixe 7 minutos em potência alta, mexendo na metade do tempo;

2.  Enquanto isso prepare uma bacia com gelo, 2 forminhas de gelo mais ou menos;

3.   Quando o brigadeiro estiver pronto, coloque a tigela na bacia de gelo, sem medo, não quebra, adicione o creme de leite (de caixinha é melhor porque vem menos), misture bem até ficar homogêneo, parece que vai desandar, mas não vai;

4.  Coloque em tacinhas ou copinhos, decore com o granulado e leve para gelar.

Fonte: (https://www.tudogostoso.com.br)

TEXTO II:

 

 Fonte: (https://institucional.artelasse.com.br/)

 

1.    Ao comparar o texto I e o texto II, explique:

a)    Que gêneros textuais eles são, respectivamente?

b)    Qual a finalidade de cada um deles?

c)    Onde encontramos o texto II?

d)    Em qual situação do dia a dia o texto I está presente? 

e)    Por que a presença de verbos no imperativo é uma característica essencial nesses gêneros textuais?

2.    Sobre o texto I, responda:

a)     No texto I, quais elementos permitem identificar que se trata de uma receita e não de outro gênero instrucional?

b)    Qual a tipologia textual predominante nesse texto (descritivo, narrativo, expositivo, dissertativo ou injuntivo)?

c)    De acordo com o modo de preparo, por que o autor recomenda usar o creme de leite de caixinha em vez de outros tipos?

d)    Qual é a função da bacia com gelo durante o preparo do brigadeiro? 

e)    O texto menciona que o brigadeiro “parece que vai desandar, mas não vai”. O que essa expressão indica sobre o processo de preparo?
 
3.    Com relação ao texto II, explique: 

a)    Como os símbolos presentes na etiqueta contribuem para a compreensão do texto? 

b)    Qual recomendação a etiqueta apresenta em relação ao uso de alvejante?

c)    O que significa a instrução “passar a ferro, máxima temperatura 110ºC”? Que riscos podem ocorrer caso essa orientação não seja seguida?

d)    De acordo com a etiqueta, como deve ser feita a secagem da roupa?

e)    A informação “limpeza a seco profissional em solvente específico” limita o uso da peça a quais tipos de serviços?

 
4.  Sobre as características da tipologia textual INJUNTIVA, julgue as afirmações a seguir em V verdadeiras ou F falsas:

(   ) O texto injuntivo é aquele que instrui, orienta ou aconselha o leitor a realizar uma ação.

(   ) Verbos no modo subjuntivo é característica marcante da tipologia injuntiva.

( ) Ele está muito presente no cotidiano, especialmente em situações em que precisamos executar algo seguindo instruções.

(  ) Receitas culinárias, regras de jogos, manuais de instruções, etiquetas de roupas, bulas de remédios, placas de sinalização não são exemplos de textos injuntivos.

(  ) Clareza e objetividade com frases curtas, diretas, sem espaço para ambiguidades.


Leia o texto III para responder à questão 5:

5.    Após a leitura do texto, responda:

a)    Explique por que o texto pode ser classificado como injuntivo.

b)    Qual verbo no início do texto indica uma ordem ou conselho? Qual o efeito desse uso?

c)    De que forma o texto busca influenciar a ação do leitor?

d) O texto pode ser classificado como um gênero motivacional/religioso. Que elementos comprovam isso?

e)    Como a imagem do leão dialoga com a mensagem escrita?


6. O panfleto apresenta “5 dicas para quem sofre bullying”, organizado em tópicos numerados que orientam o leitor sobre como agir em situações de violência escolar. De acordo com suas características são:

I.     Na tipologia textual, é formado pelo texto injuntivo, também chamado de texto instrucional. 

II.    Indica ordem, persuasão, orientação. 

III. O modo verbal utilizado nos textos injuntivos, incluindo o gênero panfleto, é o futuro do pretérito.

Estão corretas as afirmativas.

a)    I apenas.

b)    I e III

c)    I e II

d)    II e III

e)    III apenas.

 


7.    São características do texto injuntivo, EXCETO:

a)    instruir ou educar o leitor.
b)    incentivar ou induzir o leitor a agir da maneira recomendada no texto.
c)    uso de linguagem culta e técnica.
d)    estrutura geralmente feita em tópicos.
e)    presença de verbos predominantemente no imperativo.
 
8.    Assinale a frase que se enquadra entre os textos injuntivos.

a)    Muitas pessoas são dotadas de razão, poucas de bom senso.
b)    Com a razão tudo se prova e tudo se impugna.
c)    Nós estamos sempre com a razão, o destino está sempre errado.
d)    A razão do melhor é sempre a mais forte.
e)    Procuremos ter sempre razão.
 
BLUES DA PIEDADE

Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem

CAZUZA. Cazuza: o poeta não morreu. Rio de Janeiro: Universal Music, 2000 (fragmento) 
 
9.   Todo gênero apresenta elementos constitutivos que coincidem seu uso em sociedade. A letra da canção identifica-se com o gênero ladainha, essencialmente, pela utilização da sequência textual:

a)    expositiva, por discorrer sobre um dado tema.
b)    narrativa, por apresentar uma cadeia de ações.
c)    injuntiva, por chamar o interlocutor à participação.
d)    descritiva, por enumerar características de um personagem.
e)    argumentativa, por incitar o leitor a uma tomada de atitude.
 
10.  Assinale a alternativa que apresenta uma frase com SENTIDO INJUNTIVO.

a)    “[...] a previsão para o período de 13 a 20 de janeiro aponta chuvas em quase todo o país.”
b)    “Danos físicos às estruturas e impedimento do transporte de água: [...].”
c)    “[...] tempestades podem gerar interrupções, afetando o funcionamento das ETA’s.”
d)    “Entenda quais os principais impactos: Mananciais e Sistemas de Água [...].”
e)   
“[...] fenômenos como o El Niño influenciando diretamente o tempo e o clima no país.”

 

SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM PARA FICAR SABENDO DAS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES 

 

@blog_professorjeanrodrigues



ACESSE A ATIVIDADE EM WORD ou PDF CLICANDO NOS LINKS ABAIXO👇






GABARITO OFICIAL

1.

a) Texto I → receita culinária; Texto II → etiqueta de instruções de lavagem.

b) Finalidade do Texto I → ensinar a preparar um prato; Texto II → orientar sobre cuidados com a roupa.

c) O Texto II é encontrado em etiquetas costuradas em roupas e tecidos.

d) O Texto I aparece em situações cotidianas de preparo de alimentos em casa, escolas de culinária ou sites de receitas.

e) O imperativo orienta diretamente o leitor a agir, garantindo clareza e instrução objetiva.

 

2.

a) Elementos: lista de ingredientes, indicação de quantidade, modo de preparo organizado em etapas numeradas.

b) Tipologia injuntiva (instrui o leitor a realizar ações).

c) Creme de leite de caixinha é melhor porque vem em menor quantidade de gordura e não prejudica a consistência.

d) A bacia com gelo serve para resfriar rapidamente o brigadeiro e evitar que desande.

e) Expressão indica que pode parecer que a mistura vai dar errado, mas o resultado será bem-sucedido se seguir as instruções.


3.

a) Os símbolos permitem compreensão universal, mesmo sem ler o texto (linguagem não verbal).

b) Recomenda que não pode ser lavado com alvejante.

c) indica temperatura máxima; acima disso pode queimar/danificar o tecido.

d) Deve ser feita secagem na horizontal, para evitar deformações.

e) Limita-se a lavanderias profissionais com produtos adequados.

 

4. (V) (F) (V) (F) (V) 


5.

a) É injuntivo porque aconselha a ação de orar.

b) O verbo é “Ore”, no imperativo → expressa ordem/conselho.

c) Busca influenciar o leitor pelo apelo espiritual e promessa de orientação divina.

d) É motivacional/religioso porque menciona Deus (senhor), usa linguagem de fé e encorajamento.

e) O leão simboliza força, coragem e liderança, dialogando com a mensagem de confiança em Deus.


6. C

7. C

8. E

9. C

10. D

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem