TEXTO I: BRIGADEIRO DE COLHER Ingredientes (4 porções)
1 lata de leite condensado; 1 caixinha de creme de leite; 4 colheres de chocolate em pó; 1 colher de margarina; Chocolate granulado. Modo de preparo: 20min 1. Num refratário alto e grosso coloque o leite condensado, o chocolate e a margarina, misture e leve ao micro-ondas, quase todos os micro-ondas têm a tecla brigadeiro, se o seu não tem, deixe 7 minutos em potência alta, mexendo na metade do tempo; 2. Enquanto isso prepare uma bacia com gelo, 2 forminhas de gelo mais ou menos; 3. Quando o brigadeiro estiver pronto, coloque a tigela na bacia de gelo, sem medo, não quebra, adicione o creme de leite (de caixinha é melhor porque vem menos), misture bem até ficar homogêneo, parece que vai desandar, mas não vai; 4. Coloque
em tacinhas ou copinhos, decore com o granulado e leve para gelar. Fonte: (https://www.tudogostoso.com.br) |
TEXTO II: |
a) Que gêneros textuais eles são, respectivamente?
b) Qual a finalidade de cada um deles?
c) Onde encontramos o texto II?
d) Em qual situação do dia a dia o texto I está presente?
e) Por que a presença de verbos no imperativo é uma característica essencial nesses gêneros textuais?
2. Sobre o texto I, responda:
a) No texto I, quais elementos permitem identificar que se trata de uma receita e não de outro gênero instrucional?
b) Qual a tipologia textual predominante nesse texto (descritivo, narrativo, expositivo, dissertativo ou injuntivo)?
c) De acordo com o modo de preparo, por que o autor recomenda usar o creme de leite de caixinha em vez de outros tipos?
d) Qual é a função da bacia com gelo durante o preparo do brigadeiro?
e) O texto menciona que o brigadeiro “parece que vai desandar, mas não vai”. O que essa expressão indica sobre o processo de preparo?
a) Como os símbolos presentes na etiqueta contribuem para a compreensão do texto?
b) Qual recomendação a etiqueta apresenta em relação ao uso de alvejante?
c) O que significa a instrução “passar a ferro, máxima temperatura 110ºC”? Que riscos podem ocorrer caso essa orientação não seja seguida?
d) De acordo com a etiqueta, como deve ser feita a secagem da roupa?
e) A informação “limpeza a seco profissional em solvente específico” limita o uso da peça a quais tipos de serviços?
Leia o texto III para
responder à questão 5:
5. Após a
leitura do texto, responda:
a) Explique por que o texto pode ser classificado como injuntivo.
b) Qual verbo no início do texto indica uma ordem ou conselho? Qual o efeito desse uso?
c) De que forma o texto busca influenciar a ação do leitor?
d) O texto pode ser classificado como um gênero motivacional/religioso. Que elementos comprovam isso?
e)
Como
a imagem do leão dialoga com a mensagem escrita?
6. O panfleto apresenta “5 dicas para quem sofre bullying”, organizado em tópicos numerados que orientam o leitor sobre como agir em situações de violência escolar. De acordo com suas características são:
I. Na tipologia textual, é formado pelo texto injuntivo, também chamado de texto instrucional.
II. Indica ordem, persuasão, orientação.
III. O modo verbal utilizado nos textos injuntivos, incluindo o gênero panfleto, é o futuro do pretérito.
Estão corretas as afirmativas.
a)
I
apenas. |
b)
I
e III |
c)
I
e II |
d)
II
e III |
e)
III
apenas. |
|
a) instruir ou educar o leitor.
a) Muitas pessoas são dotadas de razão, poucas de bom senso.
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem
CAZUZA. Cazuza: o poeta não morreu. Rio de Janeiro: Universal Music, 2000 (fragmento)
a) expositiva, por discorrer sobre um dado tema.
a) “[...] a previsão para o período de 13 a 20 de janeiro aponta chuvas em quase todo o país.”
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GABARITO OFICIAL
1.
a) Texto I → receita
culinária; Texto II → etiqueta de instruções de lavagem.
b) Finalidade do
Texto I → ensinar a preparar um prato; Texto II → orientar sobre cuidados com a
roupa.
c) O Texto II é
encontrado em etiquetas costuradas em roupas e tecidos.
d) O Texto I aparece
em situações cotidianas de preparo de alimentos em casa, escolas de culinária
ou sites de receitas.
e) O imperativo
orienta diretamente o leitor a agir, garantindo clareza e instrução objetiva.
2.
a) Elementos: lista
de ingredientes, indicação de quantidade, modo de preparo organizado em etapas
numeradas.
b) Tipologia
injuntiva (instrui o leitor a realizar ações).
c) Creme de leite de
caixinha é melhor porque vem em menor quantidade de gordura e não prejudica a
consistência.
d) A bacia com gelo
serve para resfriar rapidamente o brigadeiro e evitar que desande.
e) Expressão indica que pode parecer que a mistura vai dar errado, mas o resultado será bem-sucedido se seguir as instruções.
3.
a) Os símbolos
permitem compreensão universal, mesmo sem ler o texto (linguagem não verbal).
b) Recomenda que não
pode ser lavado com alvejante.
c) indica
temperatura máxima; acima disso pode queimar/danificar o tecido.
d) Deve ser feita
secagem na horizontal, para evitar deformações.
e) Limita-se a
lavanderias profissionais com produtos adequados.
4. (V) (F) (V) (F) (V)
5.
a) É injuntivo
porque aconselha a ação de orar.
b) O verbo é “Ore”,
no imperativo → expressa ordem/conselho.
c) Busca influenciar
o leitor pelo apelo espiritual e promessa de orientação divina.
d) É
motivacional/religioso porque menciona Deus (senhor), usa linguagem de fé e
encorajamento.
e) O leão simboliza
força, coragem e liderança, dialogando com a mensagem de confiança em Deus.
6. C
7. C
8. E
9. C
10. D
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