Inspirado no conto clássico
dos Irmãos Grimm, Branca de Neve ganha uma nova adaptação live-action da
Disney. A história acompanha a jovem princesa Branca de Neve (Rachel Zegler),
cuja beleza desperta a inveja de sua madrasta, a Rainha Má (Gal Gadot). Determinada
a eliminar a enteada, a vilã ordena sua morte, mas Branca de Neve consegue
escapar e se refugia na floresta. Lá, encontra uma cabana onde vivem sete anões
amigáveis, que a acolhem e se tornam seus aliados. No entanto, o perigo ainda
ronda a princesa, pois a Rainha Má tem um plano cruel para eliminá-la de vez:
uma maçã envenenada. Além de recontar a icônica jornada da princesa, o filme
traz uma abordagem renovada com novas canções originais compostas por Benj
Pasek e Justin Paul, responsáveis pelas trilhas de La La Land e O Rei do Show.
Fonte: (https://www.adorocinema.com,
25/07/2025)
D01 Localizar informações explícitas em um
texto.
1. Segundo o texto, o conto clássico dos Irmãos Grimm
a) É
totalmente deturpado pela Disney.
b) Apresenta
uma abordagem renovada.
c) Ganha
uma releitura integralmente desvirtuada da original.
d) Tem a
trama desvinculada da narrativa tradicional.
D04
Inferir uma informação implícita em um texto.
2. Com
base nas informações da sinopse, infere-se que o filme pretende:
a) Substituir
totalmente a história original dos Irmãos Grimm por uma nova versão da Disney.
b) Manter
fielmente todos os elementos do conto original, sem alterações na narrativa.
c) Atualizar
a história clássica, combinando elementos tradicionais com novidades musicais e
visuais.
d) Apresentar
apenas as canções como novidade, mantendo todos os aspectos visuais originais
da versão animada.
D02
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
3. Assinale expressão abaixo presente no texto que não se refere à Branca de Neve
a)
a jovem princesa
b)
a enteada
c)
a vilã
d)
a princesa
D03
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
4. A palavra em destaque em “Além de recontar a icônica jornada da princesa, o filme traz uma abordagem renovada” no texto, tem o sentido de
a) memorável
b) comum
c) genérica
d) habitual
D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
5. No
trecho “o perigo ainda ronda a princesa, pois a Rainha Má tem um
plano cruel para eliminá-la de vez”, a palavra sublinhada estabelece
relação de
a) adição.
b) conclusão.
c) causa.
d) oposição.
Texto 2 para
responder questões de 6 a 10:
BRANCA DE NEVE
Falta magia à presença de Rachel Zegler
e Gal Gadot em live-action de Branca de Neve
O fiasco da campanha de
Emilia Perez durante a corrida ao Oscar 2025 parece ter evidenciado um ponto
latente de seu tempo: questões fora das câmeras podem, sim, ter algum efeito na
percepção pública em relação ao filme apresentado. E se a obra, por si só, já
também tem seus problemas, é pior ainda – pouca coisa será poupada. Parece ser
o caso de Branca de Neve, que, muito antes da estreia, nasceu cercado de
repercussões extra-filme, dos comentários preconceituosos sobre a escalação da
protagonista ao posicionamento político das estrelas do longa.
Agora, com acesso a
todo tipo de informação, fechar os olhos ao contexto geral de produção das
obras que consumimos é impossível (e acho que nem é aconselhável, honestamente)
e é claro que entrei na sessão de Branca de Neve com tudo isso em mente. Ainda assim,
me deixei imergir no conto de fadas apresentado pela Disney. Só que a
experiência não melhorou tanto assim. O live-action assinado pelo diretor Mark
Webb (500 Dias Com Ela e O Espetacular Homem-Aranha) não tem uma visão
particularmente encantada, originalmente inventiva, para explorar. Mas também
não é completamente equivocado.
Com Rachel Zegler (Amor, Sublime Amor) no papel-título, Branca de Neve – agora com uma nova explicação para a origem de seu nome – reconta a história clássica com algumas mudanças no enredo para atender as demandas atuais. Assim, acompanhamos o drama da princesa arrancada de sua família nobre e benevolente pela ganância insaciável da Rainha Má (Gal Gadot) que, obcecada pela própria beleza, quer eliminar a princesa ao descobrir, através de seu espelho mágico, que existe “alguém mais bela do que eu”.
Fonte: (Aline Pereira, https://www.adorocinema.com)
D20 Reconhecer diferentes
formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo
tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será
recebido.
6. Os dois textos diferem, essencialmente, quanto
a)
à
abordagem mais pessoal do texto II.
b)
ao
público a que se destina cada texto.
c)
ao
rigor científico presente no texto I.
d)
ao
sentimentalismo presente no texto I.
D07 Identificar a tese de um texto.
7. Nesse texto 2, a autora defende a tese de que
a) A
nova versão do filme traz uma explicação interessante para o nome da personagem
principal.
b) A
diretora do texto acredita que é importante ignorar os contextos sociais e
políticos que envolvem as produções culturais.
c) Apesar
de algumas tentativas de modernização, o filme Branca de Neve não apresenta
encanto ou originalidade e foi prejudicado por polêmicas externas.
d) O
filme foi completamente equivocado em todas as suas escolhas visuais e
narrativas.
D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
8. O texto 2 revela uma opinião no trecho
a)
“obcecada
pela própria beleza, quer eliminar a princesa”
b)
“reconta
a história clássica com algumas mudanças no enredo para atender as demandas
atuais”
c)
“entrei
na sessão de Branca de Neve com tudo isso em mente”
d)
“com
acesso a todo tipo de informação, fechar os olhos ao contexto geral de produção
das obras que consumimos é impossível”
D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
9. No trecho abaixo do texto: "E se a obra, por si só, já também tem seus problemas, é pior ainda – pouca coisa será poupada." A utilização do travessão (–) contribui para a construção do sentido do texto, pois:
a)
indica
uma explicação gramatical sobre os problemas da obra.
b)
introduz
uma fala direta da autora sobre o filme.
c)
ressalta
uma ideia contrária à anterior, marcando oposição.
d)
marca
uma observação enfática, que reforça a avaliação negativa do filme feita pela
autora.
D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
10. No trecho: “O fiasco da campanha de Emilia Perez durante a corrida ao Oscar 2025 parece ter evidenciado um ponto latente de seu tempo: questões fora das câmeras podem, sim, ter algum efeito na percepção pública em relação ao filme apresentado.” A escolha da palavra "fiasco" contribui para o sentido do texto ao:
a)
indicar
que a campanha foi pouco divulgada, mas bem recebida pelo público.
b)
sugerir
que a campanha enfrentou dificuldades comuns ao período do Oscar.
c)
expressar,
de forma enfática, um julgamento negativo sobre o resultado da campanha.
d)
destacar
que a campanha foi inovadora, porém mal interpretada pelos críticos.
Texto 3 para responder
questões de 11 a 15:
A CORUJA E A ÁGUIA
A coruja e a águia,
rainhas dos céus noturno e diurno, resolveram um dia fazer um acordo de paz.
— Não vamos mais caçar
os filhotes uma da outra — propôs a coruja.
— De acordo! —
respondeu a águia. — Mas... como saberei quais são os seus filhotes?
A coruja pensou e
disse:
— Meus filhotes são os
mais lindos e encantadores do bosque. Você os reconhecerá assim.
Tempos depois, a águia,
faminta, avistou um ninho em uma árvore. Dentro dele, havia filhotes feios, com
penas ralas e olhos esbugalhados. Sem hesitar, a águia os devorou.
Ao saber do ocorrido, a
coruja foi tirar satisfação:
— Você quebrou nosso
acordo!
Mas a águia respondeu,
surpresa:
— Me perdoe, amiga, mas
aqueles filhotes eram horríveis! Jamais pensei que fossem os seus!
A coruja, então,
entristecida, entendeu que, aos olhos de uma mãe, sua prole é sempre a mais
bela — mesmo que não o seja para o mundo.
Fonte: (Fábula atribuída a Esopo)
D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
11. A alternativa que apresenta uma possível moral para a história é
a)
Quem não tem força deve agir com sabedoria.
b)
A pressa é inimiga da perfeição.
c)
Quem ama vê beleza no que é amado.
d)
A vingança atrai sofrimento para si próprio.
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
12. A finalidade principal do texto 3 é
a)
Informar
sobre o comportamento de corujas e águias.
b)
Ensinar
uma lição de vida por meio de uma história fictícia.
c)
Convencer
o leitor a proteger os filhotes das aves.
d)
Apresentar
um estudo científico sobre a visão dos animais.
D6 – Identificar o tema de um texto.
13. O tema do texto 3 é
a)
A
importância de manter acordos políticos entre espécies rivais.
b)
A
necessidade de impor regras rígidas para proteger os filhos.
c)
A
forma como o amor materno pode ser cego e subjetivo.
d)
A
dificuldade de sobrevivência dos filhotes na natureza selvagem.
D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
14. No texto, o que gera a quebra do acordo inicial entre a águia e a coruja é o fato de que
a)
Os
filhos da coruja foram devorados pela águia.
b)
A
coruja e a águia resolveram um dia fazer um acordo de paz.
c)
A
coruja devorou os filhos da águia.
d)
Os
filhos da coruja eram horríveis.
D11 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
15. O acordo entre a águia e a coruja não teve êxito porque
a) A
subjetividade da coruja ao descrever seus filhotes impediu que a águia os
identificasse corretamente.
b) A
coruja foi objetiva e precisa ao detalhar como eram seus filhotes e mesmo assim
a águia confundiu-se.
c) A
natureza predatória da águia não permitiu que ela respeitasse o acordo.
d) A
águia planejou friamente esse acordo a fim de devorar os filhotes da coruja.
D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
16. No trecho: “— Mas... como saberei quais são os seus filhotes?” O uso do sinal de reticências na fala da águia tem a intenção de
a)
Mostrar
dúvida, hesitação ou reflexão antes de concluir a pergunta.
b)
Indicar
que a frase foi interrompida por outra personagem.
c)
Destacar
uma explicação importante no meio da fala.
d)
Representar
um pensamento não verbalizado pela personagem.
Texto 3 para responder
questões de 16 e 17:
Fonte:
(Universidade de Michigan, 2024)
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
17. Com base nas informações do gráfico, depreende-se que
a) Os dados mostram que os adolescentes passaram a usar
menos redes sociais após 2015, o que reduziu os sintomas de depressão.
b) A porcentagem de adolescentes que se sentem inúteis ou
incapazes de fazer algo certo diminuiu com o tempo.
c) A partir de 2010, observou-se um crescimento acentuado
nos sintomas de depressão, o que coincide com a popularização das redes
sociais.
d) Os dados indicam que o sentimento de não aproveitar a
vida é o único que não se alterou significativamente desde 1991.
D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
18. A relação que pode ser estabelecida entre a tese — "Redes sociais aumentaram a depressão entre adolescentes" — e os argumentos (os dados) que a sustentam, é possível concluir que
a) A tese é sustentada pelos dados, que indicam aumento
expressivo de sintomas depressivos a partir da popularização das redes sociais.
b) Os dados mostram que os sintomas de depressão sempre
foram altos entre adolescentes, independentemente do uso das redes sociais.
c) O gráfico comprova que os adolescentes deixaram de usar
redes sociais, o que gerou mais tristeza.
d) A tese é contrariada pelos dados, pois os sintomas de
depressão diminuíram após 2010.
Texto 4 para as questões 19 e 20:
D16
– Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
19. O humor da charge acontece
a)
Devido à quebra de expectativa gerada pela reposta da
entrevistada.
b)
Devido à confirmação exemplar da entrevistada poliglota.
c)
Devido à quantidade de línguas que a entrevistada domina.
d)
Devido ao estereótipo de carrasco dos entrevistadores de
emprego.
D13
– Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor
de um texto.
20. A resposta da entrevistada causa estranhamento ao empregador
a) devido ao uso
excessivo de palavras estrangeiras.
b) pelo uso da
linguagem formal, inadequada à situação.
c) por conta de sua
maneira grosseira e indelicada de falar.
d) por se expressar
de modo que fere a linguagem culta e o contexto situacional.
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