SIMULADO IDEB/SAEB PARA O 3º ANO ENSINO MÉDIO

 Texto 1 para responder questões de 1 a 10:


Óculos de realidade aumentada e óculos de realidade virtual: entenda diferença


Entenda as diferentes características dos óculos de realidade aumentada e de realidade virtual


Durante o evento Meta Connect 2024, a Meta anunciou o lançamento do novo óculos de realidade virtual (RV), o Quest 3S, e apresentou o seu primeiro óculos de realidade aumentada (RA): o Orion. Ambos os headsets oferecem experiências de imersão visual, mas possuem funcionalidades distintas. Enquanto um utiliza a tecnologia de realidade virtual, o outro é baseado em realidade aumentada. Afinal, você sabe qual é a diferença entre elas?

Os óculos de realidade virtual são desenvolvidos com telas LCD ou OLED que cobrem completamente a visão do usuário. Se você colocar o dispositivo desligado, ficará no escuro, sem ver nada, tanto na tela quanto ao seu redor. Quando o aparelho é ligado, as telas internas são projetadas em lentes que preenchem todo o seu campo de visão, criando uma simulação de um ambiente completamente virtual.

Esses óculos podem ser usados para jogos, experiências imersivas em ambientes virtuais, ou até para assistir vídeos em 360 graus. Ao colocá-los, sua realidade é transportada para um mundo virtual com diversas possibilidades. Além disso, é possível usar os óculos de realidade virtual para participar de chats virtuais, conversando com outras pessoas como se estivessem no mesmo ambiente. No Brasil, além dos modelos Meta Quest, que funcionam sem necessidade de conexão externa, há outras opções como o PlayStation VR2, compatível com PlayStation 5 e PC.

O conceito de realidade aumentada pode parecer mais complexo em comparação à realidade virtual, mas é bem simples. A principal diferença é que os headsets de RA não substituem completamente a sua visão; eles combinam o mundo real com elementos virtuais. Por exemplo, ao utilizar um dispositivo desse tipo, você continua vendo tudo ao seu redor, enquanto a tecnologia projeta imagens e informações sobre o que você está observando. Além de jogos, os óculos de realidade aumentada podem projetar aplicativos, textos, imagens e outras informações diretamente no campo de visão do usuário.

Outro grande diferencial entre as tecnologias é o preço: enquanto os modelos de realidade virtual podem ser encontrados a partir de R$ 3.299, os dispositivos de realidade aumentada costumam ultrapassar R$ 20 mil.

O HoloLens 2, por exemplo, está disponível a partir de R$ 26 mil. Assim como o Apple Vision Pro, ele é um headset que pode ser considerado de realidade mista (RM). Isso significa que, além de oferecer a opção de realidade aumentada, também proporciona experiências completamente virtuais.

O Google Glass Enterprise Edition 2, o último produto do projeto descontinuado Google Glass, é considerado um óculos que utiliza exclusivamente realidade aumentada. O Orion, da Meta, também será completamente focado na RA.

Fonte: (Lucas Guimarães, colaboração para a CNN, 29/09/24)

 

D01 Localizar informações explícitas em um texto.

1.  Segundo o texto, a diferença principal entre os óculos de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) é: 

a)  Os headsets de realidade aumentada não bloqueiam totalmente a visão do usuário, mas mesclam o mundo real com elementos virtuais.

b) Os óculos de realidade virtual são desenvolvidos com telas LCD ou OLED que cobrem completamente a visão do usuário.

c)  Quando os RV são ligados criam uma simulação de um ambiente completamente virtual.

d) Os óculos RA podem ser usados para jogos, experiências imersivas em ambientes virtuais, ou até para assistir vídeos em 360 graus.


D04 Inferir uma informação implícita em um texto.

2.  De acordo com o texto, os óculos de realidade aumentada costumam custar mais de R$ 20 mil, enquanto os de realidade virtual podem ser encontrados a partir de R$ 3.299. Considerando essa informação, é possível inferir que: 

a) Os óculos de realidade virtual possuem mais recursos tecnológicos que os de realidade aumentada.

b) Os óculos de realidade aumentada ainda são menos acessíveis ao público em geral.

c) Os óculos de realidade virtual não oferecem experiências imersivas.

d) O preço dos óculos de realidade aumentada é mais baixo porque sua tecnologia é mais simples.


D02 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

 

3.  No trecho: “Enquanto um utiliza a tecnologia de realidade virtual, o outro é baseado em realidade aumentada.” A palavra em destaque no 1º parágrafo retoma no texto

 

a)    o Quest 3S

b)    a Meta

c)     o Orion

d)    os headsets

 

D03 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.


4.  No trecho “Esses óculos podem ser usados para jogos, experiências imersivas em ambientes virtuais, ou até para assistir vídeos em 360 graus”, a palavra “imersivas” significa que essas experiências:

a) são rápidas e passageiras.

b) deixam o usuário parcialmente atento ao ambiente real.

c) envolvem totalmente o usuário, como se ele estivesse dentro do ambiente.

d) acontecem apenas em jogos eletrônicos.


D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

5.  No trecho “Enquanto um utiliza a tecnologia de realidade virtual, o outro é baseado em realidade aumentada. Afinal, você sabe qual é a diferença entre elas?”, o termo destacado estabelece uma relação de:

a)    oposição, mostrando contraste entre as tecnologias.

b)    finalidade, indicando a intenção de uso dos óculos.

c)     tempo, marcando a sucessão dos fatos narrados.

d)    conclusão, reforçando a ideia apresentada anteriormente.

 

D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

6. No trecho “Além de jogos, os óculos de realidade aumentada podem projetar aplicativos, textos, imagens e outras informações diretamente no campo de visão do usuário”, as vírgulas após “aplicativos e “textos” têm a função de:

a) marcar a omissão de palavras já mencionadas.

b) separar os elementos de uma enumeração.

c) indicar uma pausa enfática para destacar o termo “aplicativos”.

d) introduzir uma explicação sobre o que são jogos de realidade aumentada.


D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

7.   No trecho “a Meta anunciou o lançamento do novo óculos de realidade virtual (RV), o Quest 3S, e apresentou o seu primeiro óculos de realidade aumentada (RA)”, nota-se que os adjetivos “novo” e a expressão “o seu primeiro” aparecem no singular ao se referirem a “óculos”. Considerando a norma-padrão da língua portuguesa, é correto afirmar que:

a) O uso está adequado, pois “óculos” pode ser tanto singular quanto plural.

b) O trecho deveria ser reescrito para “os novos óculos” e “os seus primeiros óculos”, já que a palavra “óculos” só existe no plural.

c) O adjetivo pode concordar no singular com “óculos”, pois se refere a apenas um modelo lançado.

d) O uso no singular está correto porque se trata de nome próprio de produto (Quest 3S e Orion).

 

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

8.  O texto apresentado foi publicado em um portal de notícias e tem como objetivo informar o leitor sobre os lançamentos e as diferenças entre os óculos de realidade virtual e os de realidade aumentada. Diante disso, o gênero textual predominante é:

a) anúncio

b) reportagem

c) crônica

d) artigo de opinião

 

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 

9. Ao longo do texto, o autor descreve características e funcionalidades dos óculos de realidade virtual e aumentada, explicando suas diferenças. A tipologia textual predominante nesse caso é:

a) Narrativa

b) Argumentativa

c) Injuntiva

d) Expositiva

 

D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

10. No trecho: “O conceito de realidade aumentada pode parecer mais complexo em comparação à realidade virtual, mas é bem simples.” Esse trecho é um exemplo de:

a) Fato, pois apresenta dados objetivos sobre a realidade aumentada.

b) Fato, pois descreve de forma neutra as características da realidade aumentada.

c) Opinião, pois traz uma explicação técnica sobre como funcionam os dispositivos.

d) Opinião, pois expressa uma avaliação do autor em relação à tecnologia.

 

Texto 2 para responder questões de 10 a 15:


Escolas estaduais da PB terão óculos de realidade virtual e reconhecimento facial de alunos

O conjunto faz parte do Programa Amanhã Digital, lançado nesta segunda (26). 

As escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba passarão a contar, a partir de agora, com o reconhecimento facial de alunos, óculos de realidade virtual, acesso à documentação de forma digital e outros serviços. O conjunto faz parte do Programa Amanhã Digital, lançado nesta segunda-feira (26) pelo governador João Azevêdo (PSB) e pelo secretário de Educação, Wilson Filho (Republicanos), durante solenidade em João Pessoa.

O programa abrange uma série de ações tecnológicas que serão implementadas gradualmente em toda a rede estadual. As chamadas Salas do Amanhã Digital serão equipadas com chromebooks, óculos de realidade virtual e laboratórios de robótica, permitindo que os estudantes tenham contato direto com as tecnologias do futuro.

Já nas Salas do Amanhã Digital Maker, os alunos serão incentivados a aprender de forma prática e colaborativa, utilizando impressoras 3D, máquinas de corte a laser, telas interativas de 75”, além de kits de ferramentas eletrônicas, manuais e de solda. 

Fonte: (https://www.politicajp.com.br/, 26/05/2025)

 

D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

11.Tanto o texto da CNN sobre o evento Meta Connect 2024 quanto o texto do Política JP sobre o Programa Amanhã Digital tratam de óculos de realidade virtual. No entanto, apresentam enfoques diferentes:

a) O primeiro tem caráter opinativo, enquanto o segundo é narrativo.

b) O primeiro apresenta informações de divulgação tecnológica global, enquanto o segundo foca em uma iniciativa governamental local.

c) Ambos os textos têm o mesmo objetivo: vender os óculos de realidade virtual.

d) O primeiro apresenta dados de um programa educacional, enquanto o segundo mostra apenas curiosidades tecnológicas.

 

D07 Identificar a tese de um texto.

12.  No texto II, a ideia central defendida é:

a) Apresentar o Programa Amanhã Digital, destacando as inovações tecnológicas que serão implementadas nas escolas públicas da Paraíba.

b) Mostrar que os estudantes da rede estadual não têm acesso a tecnologias modernas.

c) Defender que os óculos de realidade virtual são os melhores recursos para o aprendizado.

d) Relatar a importância do governador e do secretário de Educação para a criação das salas digitais.

 

D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

13.Leia o trecho: “As chamadas Salas do Amanhã Digital serão equipadas com chromebooks, óculos de realidade virtual e laboratórios de robótica.” Esse trecho é um exemplo de:

a) Fato, pois relata de forma objetiva uma informação sobre o programa.

b) Opinião, pois mostra a avaliação do autor sobre os equipamentos.

c) Opinião, pois traz uma previsão pessoal sobre a educação do futuro.

d) Fato, pois expressa julgamento subjetivo sobre os recursos digitais.

 

D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. 

14.No trecho “lançado nesta segunda-feira (26) pelo governador João Azevêdo (PSB) e pelo secretário de Educação, Wilson Filho (Republicanos), durante solenidade em João Pessoa”, o uso das vírgulas tem a função de:

a) separar elementos de uma enumeração, indicando que se trata de vários programas diferentes.

b) isolar informações acessórias que acrescentam detalhes sobre quem é o secretário.

c) marcar oposição entre o governador e o secretário de Educação.

d) indicar que o evento ocorreu em mais de um dia, além da segunda-feira (26).

 

D18 –Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

15.No trecho “O programa abrange uma série de ações tecnológicas que serão implementadas gradualmente em toda a rede estadual”, o advérbio destacado estabelece a ideia de:

a) tempo, indicando quando o programa será iniciado.

b) intensidade, reforçando a força das ações tecnológicas.

c) modo, explicando de que forma as ações serão realizadas.

d) causa, mostrando o motivo da criação do programa.

 

Texto 3 para responder as questões de 16 a 20:

 

O HOMEM TROCADO

O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.

– Tudo perfeito - diz a enfermeira, sorrindo.

– Eu estava com medo desta operação...

– Por quê? Não havia risco nenhum.

– Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos... E conta que os enganos começaram com seu nascimento.

Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.

– E o meu nome? Outro engano.

– Seu nome não é Lírio?

– Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e... Os enganos se sucediam.

Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.

– Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil.

– O senhor não faz chamadas interurbanas?

– Eu não tenho telefone!

Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.

– Por quê?

– Ela me enganava.

Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer:

- O senhor está desenganado. Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.

– Se você diz que a operação foi bem...

A enfermeira parou de sorrir.

– Apendicite? - perguntou, hesitante.

– É. A operação era para tirar o apêndice.

– Não era para trocar de sexo?

Fonte: (Luís Fernando Veríssimo)

 

D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

16.  Na crônica “O Homem Trocado”, o conflito central que move o enredo está relacionado:

a) às dificuldades de comunicação entre a enfermeira e o paciente durante a recuperação da cirurgia.

b) à relação conturbada do protagonista com sua esposa, que o enganava constantemente.

c) ao abandono sofrido pelo personagem, ainda na infância, quando foi trocado no berçário.

d) à sucessão de equívocos e enganos que marcaram a vida do personagem principal, culminando na possibilidade de mais um erro na própria operação.

 

D6 – Identificar o tema de um texto.

17.  O tema central do texto 3 é:

a) A superação de dificuldades por meio da persistência.

b) A importância da família para a formação da identidade.

c) Os ciclos de confusões que conduzem a uma vida marcada pelo absurdo e pelo humor.

d) O valor da amizade diante das adversidades.

 

D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

18.  Em “O Homem Trocado”, o clímax ocorre quando:

a) O protagonista relembra que foi trocado no berçário e criado por uma família de orientais.

b) O personagem relata os diversos enganos de sua vida, como contas de telefone, vestibular e casamento.

c) A enfermeira, ao ouvir que a operação era para retirar o apêndice, pergunta espantada se não era uma cirurgia de mudança de sexo.

d) O protagonista conta que chegou a ser desenganado por um médico, mas depois descobriu que era apenas uma apendicite.

 

D11 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

19.No trecho: “Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.” A relação de causa e consequência expressa nesse trecho pode ser identificada em:

a) O engano do computador foi a causa de sua não entrada na universidade.

b) A aprovação no vestibular foi a causa de sua entrada na universidade.

c) O sucesso no vestibular foi a consequência de ele não ter estudado o suficiente.

d) O erro no cartório foi a consequência de sua exclusão da lista da universidade.

 

D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

20. Na passagem: “Não era para trocar de sexo?”. O efeito de humor nesse trecho decorre principalmente:

a) da revelação de mais um engano na vida do personagem, agora em uma situação absurda e inesperada.

b) do fato de o médico ter explicado corretamente a cirurgia, sem deixar margem para dúvidas.

c) da gravidade da doença do personagem, que na verdade era um problema cardíaco.

d) da descoberta de que a enfermeira havia se confundido de paciente ao fazer a pergunta.

 

Texto 4 para responder as questões de 21 a 26:


 Fonte: (@dicas_da_alessandra)

 

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

21.  Considerando o gênero textual, a finalidade principal dessa charge é:

a) Explicar de forma neutra como a inteligência artificial funciona.

b) Convencer o leitor a usar a inteligência artificial com mais frequência.

c) Criticar, de maneira humorística, atitudes humanas que podem causar mais danos que a própria tecnologia.

d) Narrar um acontecimento real envolvendo o uso da inteligência artificial no Brasil.

 

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) 

22.  A partir da interação entre imagem e linguagem verbal, pode-se concluir que a charge:

a) Defende o uso da inteligência artificial como solução para os problemas da humanidade.

b) Mostra, de forma informativa, como funciona o processo de inteligência artificial.

c) Relata uma experiência real de duas pessoas sobre o uso de novas tecnologias.

d) Expõe, com humor e crítica, que os próprios erros humanos são mais perigosos que as tecnologias.

 

D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

23.Na charge, a tese implícita é que os próprios erros humanos (“a burrice natural”) já representam uma ameaça maior ao mundo do que a inteligência artificial. Qual fala funciona como argumento para sustentar essa tese?

a) “A inteligência artificial vai acabar com o mundo!”, pois traz a opinião do personagem preocupado com a tecnologia.

b) “A burrice natural já está fazendo isso!”, pois apresenta, de forma crítica e irônica, que o comportamento humano causa mais danos do que a tecnologia.

c) Ambas as falas funcionam como argumentos neutros, sem relação com a tese.

d) Nenhuma das falas, pois a charge se limita apenas a retratar um diálogo cotidiano sem intenção crítica.

 

D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

24.Na charge, aparecem as locuções verbais “vai acabar” e “está fazendo”. Essas construções verbais produzem o seguinte efeito de sentido:

a) Indica que tanto a ameaça da inteligência artificial quanto a ação da burrice natural são apresentadas como fatos já ocorridos no passado.

b) Mostra que o risco da inteligência artificial está projetado para o futuro, enquanto os efeitos da burrice natural já estão acontecendo no presente.

c) Demonstra que as duas situações (IA e burrice natural) pertencem ao mesmo tempo verbal, sendo igualmente futuras.

d) Sugere que a crítica à inteligência artificial é válida, enquanto a referência à burrice natural não passa de hipótese.

 

D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

25.  O humor presente nesse diálogo decorre de:

a) Resposta direta e sarcástica da menina sobre o tema.

b) Um jogo de palavras que contrapõe a ameaça futura da inteligência artificial aos problemas já causados pela ignorância humana.

c) Uma defesa explícita do uso da inteligência artificial como solução para todos os problemas sociais.

d) Uma crítica à tecnologia por não conseguir substituir a inteligência natural das pessoas.

 

D02 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

26.  A palavra “isso” no segundo balão da charge está retomando

 

a)    A inteligência artificial vai acabar com o mundo.

b)    Inteligência artificial

c)     A burrice natural

d)    O mundo 

 

 

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