Óculos de realidade aumentada e óculos de realidade virtual: entenda diferença
Durante o evento Meta
Connect 2024, a Meta anunciou o lançamento do novo óculos de realidade virtual
(RV), o Quest 3S, e apresentou o seu primeiro óculos de realidade aumentada
(RA): o Orion. Ambos os headsets oferecem experiências de imersão visual, mas
possuem funcionalidades distintas. Enquanto um utiliza a tecnologia de
realidade virtual, o outro é baseado em realidade aumentada. Afinal, você sabe
qual é a diferença entre elas?
Os óculos de realidade
virtual são desenvolvidos com telas LCD ou OLED que cobrem completamente a
visão do usuário. Se você colocar o dispositivo desligado, ficará no escuro,
sem ver nada, tanto na tela quanto ao seu redor. Quando o aparelho é ligado, as
telas internas são projetadas em lentes que preenchem todo o seu campo de
visão, criando uma simulação de um ambiente completamente virtual.
Esses óculos podem ser usados para jogos, experiências imersivas em
ambientes virtuais, ou até para assistir vídeos em 360 graus. Ao
colocá-los, sua realidade é transportada para um mundo virtual com diversas
possibilidades. Além disso, é possível usar os óculos de realidade virtual para
participar de chats virtuais, conversando com outras pessoas como se estivessem
no mesmo ambiente. No Brasil, além dos modelos Meta Quest, que funcionam sem
necessidade de conexão externa, há outras opções como o PlayStation VR2,
compatível com PlayStation 5 e PC.
O conceito de realidade aumentada pode parecer mais complexo em comparação à realidade virtual, mas é bem simples. A principal diferença é que os headsets de RA não substituem completamente a sua visão; eles combinam o mundo real com elementos virtuais. Por exemplo, ao utilizar um dispositivo desse tipo, você continua vendo tudo ao seu redor, enquanto a tecnologia projeta imagens e informações sobre o que você está observando. Além de jogos, os óculos de realidade aumentada podem projetar aplicativos, textos, imagens e outras informações diretamente no campo de visão do usuário.
Outro grande
diferencial entre as tecnologias é o preço: enquanto os modelos de realidade
virtual podem ser encontrados a partir de R$ 3.299, os dispositivos de
realidade aumentada costumam ultrapassar R$ 20 mil.
O HoloLens 2, por
exemplo, está disponível a partir de R$ 26 mil. Assim como o Apple Vision Pro,
ele é um headset que pode ser considerado de realidade mista (RM). Isso
significa que, além de oferecer a opção de realidade aumentada, também
proporciona experiências completamente virtuais.
O Google Glass Enterprise Edition 2, o último produto do projeto descontinuado Google Glass, é considerado um óculos que utiliza exclusivamente realidade aumentada. O Orion, da Meta, também será completamente focado na RA.
Fonte: (Lucas Guimarães,
colaboração para a CNN, 29/09/24)
D01 Localizar informações explícitas em um
texto.
1. Segundo o texto, a diferença principal entre os óculos de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) é:
a) Os
headsets de realidade aumentada não bloqueiam totalmente a visão do usuário,
mas mesclam o mundo real com elementos virtuais.
b) Os
óculos de realidade virtual são desenvolvidos com telas LCD ou OLED que cobrem
completamente a visão do usuário.
c) Quando
os RV são ligados criam uma simulação de um ambiente completamente virtual.
d) Os
óculos RA podem ser usados para jogos, experiências imersivas em ambientes
virtuais, ou até para assistir vídeos em 360 graus.
D04 Inferir uma informação implícita em um
texto.
2. De acordo com o texto, os óculos de realidade aumentada costumam custar mais de R$ 20 mil, enquanto os de realidade virtual podem ser encontrados a partir de R$ 3.299. Considerando essa informação, é possível inferir que:
a) Os óculos de realidade virtual possuem mais
recursos tecnológicos que os de realidade aumentada.
b) Os óculos de realidade aumentada ainda são
menos acessíveis ao público em geral.
c) Os óculos de realidade virtual não oferecem
experiências imersivas.
d) O preço dos óculos de realidade aumentada é mais baixo porque sua tecnologia é mais simples.
D02 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
3. No trecho: “Enquanto um utiliza a
tecnologia de realidade virtual, o outro é baseado em realidade aumentada.” A palavra
em destaque no 1º parágrafo retoma no texto
a)
o Quest 3S
b)
a Meta
c)
o Orion
d)
os headsets
D03 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
4. No trecho “Esses óculos podem ser usados para jogos, experiências imersivas em ambientes virtuais, ou até para assistir vídeos em 360 graus”, a palavra “imersivas” significa que essas experiências:
a) são rápidas e
passageiras.
b) deixam o usuário
parcialmente atento ao ambiente real.
c) envolvem
totalmente o usuário, como se ele estivesse dentro do ambiente.
d) acontecem apenas em jogos eletrônicos.
D15 Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
5. No trecho “Enquanto um utiliza a tecnologia de realidade virtual, o outro é baseado em realidade aumentada. Afinal, você sabe qual é a diferença entre elas?”, o termo destacado estabelece uma relação de:
a)
oposição,
mostrando contraste entre as tecnologias.
b)
finalidade,
indicando a intenção de uso dos óculos.
c)
tempo,
marcando a sucessão dos fatos narrados.
d)
conclusão,
reforçando a ideia apresentada anteriormente.
D19 – Reconhecer o efeito de
sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.
6. No
trecho “Além de jogos, os óculos de realidade aumentada podem projetar
aplicativos, textos,
imagens e outras informações diretamente no campo de visão do usuário”, as
vírgulas após “aplicativos e “textos” têm a função de:
a) marcar a omissão de palavras já mencionadas.
b) separar os elementos de uma enumeração.
c) indicar uma pausa enfática para destacar o
termo “aplicativos”.
d) introduzir uma explicação sobre o que são
jogos de realidade aumentada.
D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
7. No trecho “a Meta anunciou o lançamento do novo óculos de realidade virtual (RV), o Quest 3S, e apresentou o seu primeiro óculos de realidade aumentada (RA)”, nota-se que os adjetivos “novo” e a expressão “o seu primeiro” aparecem no singular ao se referirem a “óculos”. Considerando a norma-padrão da língua portuguesa, é correto afirmar que:
a) O uso está adequado, pois “óculos” pode ser
tanto singular quanto plural.
b) O trecho deveria ser reescrito para “os
novos óculos” e “os seus primeiros óculos”, já que a palavra “óculos” só existe
no plural.
c) O adjetivo pode concordar no singular com
“óculos”, pois se refere a apenas um modelo lançado.
d) O uso no singular está correto porque se
trata de nome próprio de produto (Quest 3S e Orion).
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
8. O texto apresentado foi publicado em um portal de notícias e tem como objetivo informar o leitor sobre os lançamentos e as diferenças entre os óculos de realidade virtual e os de realidade aumentada. Diante disso, o gênero textual predominante é:
a) anúncio
b) reportagem
c) crônica
d) artigo de opinião
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
9. Ao longo do texto, o autor descreve características e funcionalidades dos óculos de realidade virtual e aumentada, explicando suas diferenças. A tipologia textual predominante nesse caso é:
a) Narrativa
b) Argumentativa
c) Injuntiva
d) Expositiva
D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
10. No trecho: “O conceito de realidade aumentada pode parecer mais complexo em comparação à realidade virtual, mas é bem simples.” Esse trecho é um exemplo de:
a) Fato, pois apresenta dados objetivos sobre a
realidade aumentada.
b) Fato, pois descreve de forma neutra as
características da realidade aumentada.
c) Opinião, pois traz uma explicação técnica
sobre como funcionam os dispositivos.
d) Opinião, pois expressa uma avaliação do
autor em relação à tecnologia.
Texto 2 para
responder questões de 10 a 15:
Escolas estaduais da PB terão óculos de realidade virtual e
reconhecimento facial de alunos
O conjunto faz parte do
Programa Amanhã Digital, lançado nesta segunda (26).
As escolas da Rede
Estadual de Ensino da Paraíba passarão a contar, a partir de agora, com o
reconhecimento facial de alunos, óculos de realidade virtual, acesso à
documentação de forma digital e outros serviços. O conjunto faz parte do
Programa Amanhã Digital, lançado nesta segunda-feira (26) pelo governador João
Azevêdo (PSB) e pelo secretário de Educação, Wilson Filho (Republicanos),
durante solenidade em João Pessoa.
O programa abrange uma
série de ações tecnológicas que serão implementadas gradualmente em toda a rede
estadual. As chamadas Salas do Amanhã Digital serão equipadas com chromebooks,
óculos de realidade virtual e laboratórios de robótica, permitindo que os
estudantes tenham contato direto com as tecnologias do futuro.
Já nas Salas do Amanhã
Digital Maker, os alunos serão incentivados a aprender de forma prática e
colaborativa, utilizando impressoras 3D, máquinas de corte a laser, telas
interativas de 75”, além de kits de ferramentas eletrônicas, manuais e de
solda.
Fonte: (https://www.politicajp.com.br/, 26/05/2025)
D20 Reconhecer diferentes
formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo
tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será
recebido.
11.Tanto o texto da CNN sobre o evento Meta Connect 2024 quanto o texto do Política JP sobre o Programa Amanhã Digital tratam de óculos de realidade virtual. No entanto, apresentam enfoques diferentes:
a) O primeiro tem caráter opinativo, enquanto o
segundo é narrativo.
b) O primeiro apresenta informações de
divulgação tecnológica global, enquanto o segundo foca em uma iniciativa
governamental local.
c) Ambos os textos têm o mesmo objetivo: vender
os óculos de realidade virtual.
d) O primeiro apresenta dados de um programa
educacional, enquanto o segundo mostra apenas curiosidades tecnológicas.
D07 Identificar a tese de um texto.
12. No texto II, a ideia central defendida é:
a) Apresentar o Programa Amanhã Digital,
destacando as inovações tecnológicas que serão implementadas nas escolas
públicas da Paraíba.
b) Mostrar que os estudantes da rede estadual
não têm acesso a tecnologias modernas.
c) Defender que os óculos de realidade virtual
são os melhores recursos para o aprendizado.
d) Relatar a importância do governador e do
secretário de Educação para a criação das salas digitais.
D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
13.Leia o trecho: “As chamadas Salas do Amanhã Digital serão equipadas com chromebooks, óculos de realidade virtual e laboratórios de robótica.” Esse trecho é um exemplo de:
a) Fato, pois relata de forma objetiva uma
informação sobre o programa.
b) Opinião, pois mostra a avaliação do autor
sobre os equipamentos.
c) Opinião, pois traz uma previsão pessoal
sobre a educação do futuro.
d) Fato, pois expressa julgamento subjetivo
sobre os recursos digitais.
D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
14.No trecho “lançado nesta segunda-feira (26) pelo governador João Azevêdo (PSB) e pelo secretário de Educação, Wilson Filho (Republicanos), durante solenidade em João Pessoa”, o uso das vírgulas tem a função de:
a) separar elementos de uma enumeração,
indicando que se trata de vários programas diferentes.
b) isolar informações acessórias que
acrescentam detalhes sobre quem é o secretário.
c) marcar oposição entre o governador e o
secretário de Educação.
d) indicar que o evento ocorreu em mais de um
dia, além da segunda-feira (26).
D18 –Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
15.No trecho “O programa abrange uma série de ações tecnológicas que serão implementadas gradualmente em toda a rede estadual”, o advérbio destacado estabelece a ideia de:
a) tempo, indicando quando o programa será
iniciado.
b) intensidade, reforçando a força das ações
tecnológicas.
c) modo, explicando de que forma as ações serão
realizadas.
d) causa, mostrando o motivo da criação do
programa.
Texto 3 para responder as questões de 16 a 20:
O HOMEM TROCADO
O homem acorda da
anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira
do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.
– Tudo perfeito - diz a
enfermeira, sorrindo.
– Eu estava com medo
desta operação...
– Por quê? Não havia
risco nenhum.
– Comigo, sempre há
risco. Minha vida tem sido uma série de enganos... E conta que os enganos
começaram com seu nascimento.
Houve uma troca de
bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais,
que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos.
Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua
verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera
explicar o nascimento de um bebê chinês.
– E o meu nome? Outro
engano.
– Seu nome não é Lírio?
– Era para ser Lauro.
Se enganaram no cartório e... Os enganos se sucediam.
Na escola, vivia
recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não
conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não
apareceu na lista.
– Há anos que a minha
conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais
de R$ 3 mil.
– O senhor não faz
chamadas interurbanas?
– Eu não tenho
telefone!
Conhecera sua mulher
por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
– Por quê?
– Ela me enganava.
Fora preso por engano.
Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera
uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer:
- O senhor está
desenganado. Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma
simples apendicite.
– Se você diz que a
operação foi bem...
A enfermeira parou de
sorrir.
– Apendicite? -
perguntou, hesitante.
– É. A operação era
para tirar o apêndice.
– Não era para trocar de sexo?
Fonte: (Luís Fernando Veríssimo)
D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
16. Na crônica “O Homem Trocado”, o conflito central que move o enredo está relacionado:
a) às dificuldades de comunicação entre a
enfermeira e o paciente durante a recuperação da cirurgia.
b) à relação conturbada do protagonista com sua
esposa, que o enganava constantemente.
c) ao abandono sofrido pelo personagem, ainda
na infância, quando foi trocado no berçário.
d) à sucessão de equívocos e enganos que
marcaram a vida do personagem principal, culminando na possibilidade de mais um
erro na própria operação.
D6 – Identificar o tema de um texto.
17. O tema central do texto 3 é:
a) A superação de dificuldades por meio da
persistência.
b) A importância da família para a formação da
identidade.
c) Os ciclos de confusões que conduzem a uma
vida marcada pelo absurdo e pelo humor.
d) O valor da amizade diante das adversidades.
D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
18. Em “O Homem Trocado”, o clímax ocorre quando:
a) O protagonista relembra que foi trocado no
berçário e criado por uma família de orientais.
b) O personagem relata os diversos enganos de
sua vida, como contas de telefone, vestibular e casamento.
c) A enfermeira, ao ouvir que a operação era
para retirar o apêndice, pergunta espantada se não era uma cirurgia de mudança
de sexo.
d) O protagonista conta que chegou a ser
desenganado por um médico, mas depois descobriu que era apenas uma apendicite.
D11 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
19.No trecho: “Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.” A relação de causa e consequência expressa nesse trecho pode ser identificada em:
a) O engano do computador foi a causa de sua
não entrada na universidade.
b) A aprovação no vestibular foi a causa de sua
entrada na universidade.
c) O sucesso no vestibular foi a consequência
de ele não ter estudado o suficiente.
d) O erro no cartório foi a consequência de sua
exclusão da lista da universidade.
D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
20. Na passagem: “Não era para trocar de sexo?”. O
efeito de humor nesse trecho decorre principalmente:
a) da revelação de mais um engano na vida do
personagem, agora em uma situação absurda e inesperada.
b) do fato de o médico ter explicado
corretamente a cirurgia, sem deixar margem para dúvidas.
c) da gravidade da doença do personagem, que na
verdade era um problema cardíaco.
d) da descoberta de que a enfermeira havia se
confundido de paciente ao fazer a pergunta.
Texto 4 para responder as questões de 21 a 26:
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
21. Considerando o gênero textual, a finalidade principal dessa charge é:
a) Explicar de forma neutra como a inteligência
artificial funciona.
b) Convencer o leitor a usar a inteligência
artificial com mais frequência.
c) Criticar, de maneira humorística, atitudes
humanas que podem causar mais danos que a própria tecnologia.
d) Narrar um acontecimento real envolvendo o
uso da inteligência artificial no Brasil.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
22. A partir da interação entre imagem e linguagem verbal, pode-se concluir que a charge:
a) Defende o uso da inteligência artificial
como solução para os problemas da humanidade.
b) Mostra, de forma informativa, como funciona
o processo de inteligência artificial.
c) Relata uma experiência real de duas pessoas
sobre o uso de novas tecnologias.
d) Expõe, com humor e crítica, que os próprios
erros humanos são mais perigosos que as tecnologias.
D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
23.Na charge, a tese implícita é que os próprios erros humanos (“a burrice natural”) já representam uma ameaça maior ao mundo do que a inteligência artificial. Qual fala funciona como argumento para sustentar essa tese?
a) “A inteligência artificial vai acabar com o
mundo!”, pois traz a opinião do personagem preocupado com a tecnologia.
b) “A burrice natural já está fazendo isso!”,
pois apresenta, de forma crítica e irônica, que o comportamento humano causa
mais danos do que a tecnologia.
c) Ambas as falas funcionam como argumentos
neutros, sem relação com a tese.
d) Nenhuma das falas, pois a charge se limita
apenas a retratar um diálogo cotidiano sem intenção crítica.
D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
24.Na charge, aparecem as locuções verbais “vai acabar” e “está fazendo”. Essas construções verbais produzem o seguinte efeito de sentido:
a) Indica que tanto a ameaça da inteligência
artificial quanto a ação da burrice natural são apresentadas como fatos já
ocorridos no passado.
b) Mostra que o risco da inteligência
artificial está projetado para o futuro, enquanto os efeitos da burrice natural
já estão acontecendo no presente.
c) Demonstra que as duas situações (IA e
burrice natural) pertencem ao mesmo tempo verbal, sendo igualmente futuras.
d) Sugere que a crítica à inteligência
artificial é válida, enquanto a referência à burrice natural não passa de
hipótese.
D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
25. O humor presente nesse diálogo decorre de:
a) Resposta direta e sarcástica da menina sobre
o tema.
b) Um jogo de palavras que contrapõe a ameaça
futura da inteligência artificial aos problemas já causados pela ignorância
humana.
c) Uma defesa explícita do uso da inteligência
artificial como solução para todos os problemas sociais.
d) Uma crítica à tecnologia por não conseguir
substituir a inteligência natural das pessoas.
D02 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
26. A palavra “isso” no segundo balão da charge está retomando
a)
A inteligência artificial vai acabar com o mundo.
b)
Inteligência artificial
c) A burrice natural
d) O mundo
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