SIMULADO IDEB/SAEB PARA O 9º ANO

TEXTO 1 para responder às questões de 1 a 11:

 

NARUTO - EPISÓDIO 1: NARUTO UZUMAKI CHEGANDO! 

Doze anos atrás, a vila shinobi de Konohagakure foi atacada por uma terrível besta: a Raposa de Nove-Caudas. Diversos ninjas tentaram detê-la, mas todos que se colocaram em seu caminho foram derrotados e mortos. No momento de maior desespero, surgiu um sapo gigante com um homem em cima dele: o Quarto Hokage, líder da vila. Ele enfrentou a criatura, executou um poderoso conjunto de selos de mão e, em meio a uma intensa luz, sacrificou sua própria vida para selar a Raposa no corpo de um recém-nascido.

No presente, esse bebê é Naruto Uzumaki, um garoto travesso e inquieto que vive aprontando em Konoha. Sua travessura mais recente foi pintar os rostos dos Hokages no Monumento Hokage, que homenageia os líderes da vila. Ao ser denunciado, Naruto foi perseguido por dois ninjas, mas acabou capturado por seu professor, Iruka Umino, que o repreendeu e o levou de volta à Academia Ninja. Como punição, Iruka o obrigou a limpar o monumento, prometendo levá-lo para comer ramen no Ichiraku após a tarefa. Nesse momento, Naruto revelou seu maior sonho: tornar-se Hokage, superando todos os anteriores, para ser finalmente reconhecido por toda a vila.

Pouco depois, ocorreu o exame final da Academia, que consistia em executar a Técnica de Clonagem. Enquanto seus colegas, como Sakura Haruno e Sasuke Uchiha, conseguiram realizar as técnicas exigidas, Naruto falhou em criar clones perfeitos e foi reprovado por Iruka. Apesar da insistência de Mizuki para que fosse aprovado, Iruka se manteve firme, justificando que Naruto não havia alcançado o mínimo necessário. Triste e frustrado, Naruto acabou se aproximando de Mizuki, que o enganou, convencendo-o a roubar o Pergaminho dos Selos com a promessa de que aprender uma técnica dali garantiria sua graduação.

Naruto abriu o pergaminho em meio à floresta, enquanto ninjas eram mobilizados para encontrá-lo. Iruka foi o primeiro a alcançá-lo, mas Mizuki apareceu em seguida e revelou a verdade cruel: Naruto era o receptáculo da Raposa de Nove-Caudas, odiado e temido por todos. Iruka tentou impedir que a revelação o ferisse ainda mais, mas Mizuki atacou, lançando uma Fuuma Shuriken. Iruka se colocou na frente de Naruto e, ferido, compartilhou sua própria dor de infância, mostrando que entendia a solidão do garoto.

Quando Mizuki tentou finalizar o ataque, Naruto, tomado pela coragem, utilizou a Técnica dos Múltiplos Clones da Sombra, derrotando o traidor. O Terceiro Hokage declarou que o pergaminho estava novamente seguro. Impressionado com a habilidade de Naruto, Iruka o reconheceu como um verdadeiro ninja, entregou-lhe a bandana de Konoha e prometeu comemorar sua conquista com um bom ramen.

Fonte: (Disponível em: https://naruto.fandom.com, acessado em 22/09/2025)

 

D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

1.     Quem entregou a bandana de Konoha para Naruto ao final foi

a) Terceiro Hokage

b) Mizuki

c) Iruka Umino

d) Sakura Haruno

 

D6 – Identificar o tema de um texto.

2.     O tema central do episódio é: 

a) A importância do estudo para ser aprovado.

b) A luta de Naruto por reconhecimento e aceitação.

c) A rivalidade entre Naruto e Sasuke.

d) O poder absoluto da Raposa de Nove-Caudas.

 

D10 – Identificar o conflito gerador do enredo.

3.     O conflito central do episódio é: 

a) Naruto não consegue se alimentar.

b) Naruto é reconhecido por todos da vila.

c) Naruto precisa superar a rejeição e provar seu valor.

d) Naruto deseja se tornar amigo de Mizuki.

 

 D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto.

4.  No trecho “Ele enfrentou a criatura, executou um poderoso conjunto de selos de mão e, em meio a uma intensa luz, sacrificou sua própria vida...”, a palavra “sua” retoma: 

a) Mizuki

b) Naruto

c) Iruka

d) Quarto Hokage

 

D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

5. Ao se colocar na frente da shuriken para proteger Naruto, Iruka demonstrou:

a) desinteresse pelo aluno

b) lealdade e cuidado

c) vontade de ser Hokage

d) medo de Mizuki

 

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

6.  No trecho “Naruto, tomado pela coragem, utilizou a Técnica dos Múltiplos Clones da Sombra”, a expressão “tomado pela coragem” significa:

a) dominado pelo medo

b) movido pela bravura

c) vencido pelo cansaço

d) controlado pela raiva

 

D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

7. Assinale a alternativa que apresenta uma OPINIÃO sobre Naruto:

a) Naruto pintou os rostos dos Hokages no monumento.

b) Naruto foi reprovado no exame de clonagem.

c) Naruto é o ninja mais irresponsável da vila.

d) Iruka se feriu ao proteger Naruto.

 

D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas.

8.  No trecho “Iruka tentou impedir que a revelação o ferisse ainda mais, mas Mizuki atacou”, a conjunção “mas” indica:

a) oposição

b) conclusão

c) explicação

d) adição

 

D17 – Reconhecer efeito de sentido da pontuação.

9. No trecho “Naruto abriu o pergaminho em meio à floresta, enquanto ninjas eram mobilizados...”, a vírgula marca:

a) enumeração

b) pausa aleatória

c) separação de orações

d) destaque de opinião

 

D18 – Reconhecer efeito de sentido da escolha de palavra.

10.No trecho: “Naruto abriu o pergaminho em meio à floresta, enquanto ninjas eram mobilizados para encontrá-lo.” O uso da palavra “mobilizados” transmite a ideia de que os ninjas foram:

a) enganados.

b) dispersos.

c) convocados.

d) derrotados.

 

D19 – Reconhecer efeito de sentido de recursos ortográficos/morfossintáticos.

11.O emprego de letra maiúscula em “Técnica dos Múltiplos Clones da Sombra” serve para:

a) marcar início de frase

b) indicar nome próprio de técnica especial

c) destacar um grito de Naruto

d) mostrar erro ortográfico

 

TEXTO 2 para responder às questões de 12 a 14:

“ENSINANDO A FAZER TODAS MISSÕES, MAIS NINJUTSUS E MAIS!!! - NARUTO ULTIMATE NINJA STORM (MOBILE)”

Fonte: (Canal no You Tube ZTARZERO GAMEPL)

 

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso

12.A combinação das imagens e cores juntamente com o texto escrito tem como objetivo principal no texto 2:

a) mostrar a vida do personagem.

b) contar uma história completa.

c) criticar jogos digitais.

d) atrair os espectadores.

 

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

13.  A finalidade principal do texto 2 é:

a) relatar a história do personagem Naruto em detalhes.

b) argumentar contra o uso excessivo de celulares por jovens.

c) divulgar e promover um vídeo, atraindo o público-alvo.

d) explicar como se joga utilizando regras detalhadas.

 

D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

14.  Os dois textos (texto 1 e texto 2) diferem, essencialmente, quanto

a)    à abordagem publicitária do texto II.

b)    ao público a que se destina cada texto.

c)     ao rigor científico presente no texto I.

d)    ao sentimentalismo presente no texto II.

 

TEXTO 3 para responder às questões de 14 a 20:


DORAMAS: COMO ELES VIRARAM FEBRE NO BRASIL?

Nos últimos anos, os doramas — séries de televisão coreanas — conquistaram um espaço enorme no coração dos brasileiros. O que antes parecia restrito a pequenos grupos de fãs, hoje movimenta redes sociais, streamings e até rodas de conversa no colégio.

“Eu comecei vendo por curiosidade e acabei maratonando tudo. O que mais me prende é a emoção que eles passam e o jeito diferente de contar as histórias”, conta Mariana, 16 anos, estudante do ensino médio. Já Lucas, 18, diz que os doramas são “um escape para o estresse do dia a dia, porque unem humor, romance e drama de um jeito único”.

Um dos títulos mais comentados é “Beleza Verdadeira” (True Beauty). A trama acompanha a vida de uma jovem que aprende a se maquiar para esconder suas inseguranças, mas acaba descobrindo que a verdadeira beleza está além da aparência. O sucesso foi tão grande que viralizou nas redes sociais brasileiras, com memes, edits e até desafios no TikTok.

Especialistas em cultura e comunicação explicam esse fenômeno. Para a professora Ana Paula Borges, pesquisadora da área de mídias digitais, “os doramas se tornaram febre no Brasil porque dialogam com temas universais, como amizade, autoestima e amor, mas ao mesmo tempo apresentam a cultura coreana de forma acessível e atraente para os jovens”.

Outro fator que ajudou no boom foi o streaming: plataformas como Viki, Netflix e até o YouTube facilitaram o acesso. E, claro, não dá para esquecer da onda K-pop, que abriu portas para que muitos adolescentes descobrissem os doramas e mergulhassem nesse universo.

No fim das contas, os doramas são mais do que séries: eles se tornaram parte do dia a dia de muitos jovens brasileiros, misturando entretenimento, identificação e uma boa dose de emoção. Como diria um fã na internet: “Ver dorama não é só assistir, é sentir junto!”.

Fonte: (Texto criado para fins pedagógicos)

 

D7 – Identificar a tese de um texto.


15.  A ideia principal defendida no texto 3 é que

a) os doramas são assistidos apenas por adolescentes coreanos.

b) os doramas se tornaram parte do cotidiano dos jovens brasileiros.

c) os doramas são importantes apenas para o crescimento do k-pop.

d) os doramas são séries de comédia que emocionam o público adulto.

 

D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

 

16.  A tese de que os doramas viraram febre no Brasil é apoiada pelo argumento de que

a) eles só são vistos por pequenos grupos de fãs.

b) a trama de “beleza verdadeira” mostra a vida de uma jovem insegura.

c) o streaming e o k-pop ajudaram a popularizar o gênero.

d) a professora Ana Paula borges não gosta dos doramas.

 

D17 – Reconhecer efeito de sentido da pontuação.

 

17.  No trecho: um escape para o estresse do dia a dia, porque unem humor, romance e drama de um jeito único. O sinal de aspas indica


a)    um discurso indireto

b)    um discurso indireto livre

c)     a voz do autor do texto

d)    um discurso direto


D21 –Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.


18.  No texto 3, Mariana e Lucas falam sobre os doramas. A diferença nas opiniões deles é que

a) Mariana valoriza o Tik Tok e Lucas prefere o You Tube.

b) Mariana critica os doramas e Lucas elogia o K-pop.

c) Mariana comenta sobre a cultura coreana e Lucas fala sobre autoestima.

d) Mariana fala da emoção das histórias e Lucas destaca o alívio do estresse.

 

D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.


19. O texto traz falas de jovens e de uma professora especialista sobre os doramas. A inclusão dessas citações tem como principal finalidade:

a) tornar o texto mais longo e atrativo para o leitor.

b) substituir a explicação do autor sobre o fenômeno dos doramas.

c) repetir informações já apresentadas no início do texto. 

d) mostrar diferentes pontos de vista que reforçam a popularidade dos doramas.

 

D11- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

20.  Uma consequência da popularização do K-pop no Brasil foi 

a) a descoberta dos doramas por muitos adolescentes.

b) o aumento das pesquisas acadêmicas sobre música.

c) o desaparecimento das novelas brasileiras.

d) a redução do uso das redes sociais pelos jovens.

 

D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

21.  No título do texto “Doramas: como eles viraram febre no Brasil?”, a expressão “viraram febre” denota uma linguagem

a) formal, típica de textos acadêmicos.

b) jovial, adequada ao público-alvo e ao tema abordado.

c) técnica, própria de especialistas em comunicação.

d) jornalística, voltada para notícias objetivas.

 

TEXTO 4 para responder às questões de 21 a 26:

D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

 

22.  Enquanto o texto 3 trouxe informações sobre a popularização dos doramas no Brasil, esse texto 4

a)    Divulga o lançamento de um dorama.

b)    Narra um drama entre os personagens.

c)     Diverte o leitor e busca uma identificação.

d)    Defende os doramas através de argumentos.

 

D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

23.  O efeito de humor nesse texto 4 acontece porque:

a) a fala do personagem é usada de forma exagerada para expressar a alegria de encontrar alguém que compartilha do mesmo gosto.

b) a legenda mostra exatamente o que o personagem quis dizer no episódio.

c) a imagem e o texto não apresentam relação entre si, causando estranhamento.

d) o texto explica de forma séria a importância da amizade.

 

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros 

24.  O texto 4 pertence ao gênero textual

a)    charge

b)    quadrinhos

c)     meme

d)    dorama

 

D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto.

25.  Em: “Quando eu encontro alguém que também gosta de doramas e que eu posso falar sobre”. A palavra em destaque refere-se a

a)    alguém

b)    doramas

c)     quando

d)    eu

 

26.  Em: “Quando eu encontro alguém que também gosta de doramas e que eu posso falar sobre”. A palavra em destaque estabelece o sentido de

a)    tempo

b)    ação

c)     causa

d)    consequência

 


SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM PARA FICAR SABENDO DAS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES 

 

@blog_professorjeanrodrigues



ACESSE A ATIVIDADE EM WORD ou PDF CLICANDO NOS LINKS ABAIXO👇






GABARITO OFICIAL

1. C

2. B

3. C

4. D

5. B

6. B

7. C

8. A

9. C

10. C

11. B

12. D

13. C

14. A

15. B

16. C

17. D

18. D

19. D

20. A

21. B

22. C

23. A

24. C

25. B

26. A

 

 

 

 

 

 

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem