TEXTO 1
Halloween: a curiosa origem do Dia das Bruxas
Normalmente associada aos Estados Unidos, data tem suas raízes em festival pagão celebrado séculos atrás no Reino Unido; hoje, é o principal feriado não cristão em diversos países.
Você sabe como surgiu o Dia das Bruxas, também conhecido mundialmente
como "Halloween"? É celebrado no dia 31 de outubro, principalmente
nos Estados Unidos, mas, hoje em dia, comemorado em diversos outros países,
inclusive no Brasil. Hábitos como o de crianças se fantasiarem para sair de
porta em porta atrás de doces, ou de espalhar pela casa enfeites e adereços
"assustadores" como abóboras esculpidas e iluminadas, ou de
participar de festas a fantasia, são cada vez mais populares.
No entanto, sua origem pouco tem a ver com o significado moderno que
essa festa adquiriu. O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas
no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow"
é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que
"véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao
Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
Em meados do século 8, o Papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos
os Santos de 13 de maio — a data do festival romano dos mortos — para 1º de
novembro, a data do Samhain. Não se tem certeza se Gregório 3º ou seu sucessor,
Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na
tentativa de "cristianizar" o Samhain. Mas, quaisquer que fossem seus
motivos, a nova data para esse dia fez com que a celebração cristã dos santos e
a do Samhain fossem unidas. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se
misturando.
O Dia das Bruxas, o Halloween, que conhecemos hoje tomou forma entre
1500 e 1800. Fogueiras tornaram-se especialmente populares nessa festa. Elas
eram usadas na queima do joio (que celebrava o fim da colheita no Samhain),
como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para
repelir a bruxaria e a peste negra. Outro costume de Halloween era o de prever
o futuro — previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome de seu futuro
marido ou mulher. Em seu poema “Halloween”, escrito em 1786, o escocês Robert
Burns descreve as formas pelas quais uma pessoa jovem podia descobrir quem
seria seu grande amor. A comida era um componente importante do Halloween,
assim como de muitos outros festivais. Um dos hábitos mais característicos
envolvia crianças, que iam de casa em casa cantando rimas ou entoando orações
para as almas dos mortos. Em troca, elas recebiam bolos de boa sorte que
representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.
Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande
Fome", 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados
Unidos, levando junto sua história e tradições. Não é coincidência que as
primeiras referências ao Halloween apareceram na América pouco depois disso. A
princípio, as tradições do Dia das Bruxas nos Estados Unidos uniam brincadeiras
comuns no Reino Unido rural com rituais de colheita americanos. Tanto que, no início do século 20, espantalhos
— típicos de colheitas de milho — eram muito usados em decorações. Foi nos EUA
também que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween. Uma lenda sobre um
ferreiro chamado Jack que conseguiu ser mais esperto do que o diabo e vagava
como um morto-vivo deu origem às luminárias feitas com abóboras que se tornaram
o principal símbolo do Halloween americano. A tradição moderna de "doces
ou travessuras" também é americana. Há indícios disso em brincadeiras
medievais que usavam repolhos, mas pregar peças tornou-se um hábito nessa época
do ano entre os americanos a partir dos anos 1920.
Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. Atualmente, o festival conserva pouco de sua origem, mas, apesar de ter ganhado nova roupagem, dá oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias. Ele permite subverter normais sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado sombrio do comportamento humano. Une religião, natureza, morte e romance. Talvez seja esse o motivo de sua grande popularidade.
Fonte: (BBC NEWS atualizado em 26 outubro 2021. https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/31/halloween-a-curiosa-origem-do-dia-das-bruxas.ghtml)
1. Após a leitura do texto 1, responda:
a) Segundo o texto, onde de fato o Halloween surgiu?
b) Com qual objetivo o Papa Gregório 3º alterou a comemoração do dia de todos os santos de 13 de maio para 1º de novembro?
c) De acordo com o texto, como o Halloween chegou aos Estados Unidos?
d) Em que ano a brincadeira “Doces ou travessura” se popularizou na cultura americana?
e) Conforme o último parágrafo do texto 1, qual seria o motivo da grande
popularidade do Halloween nos EUA?
2. Sobre o texto 1, assinale V para verdadeiro ou F para falso nos parênteses:
( ) Pertence ao gênero textual reportagem, com a finalidade de trazer fatos e informações ao leitor.
( ) O texto revela as transformações culturais que o Halloween sofreu ao chegar aos Estados Unidos.
( )É perceptível marcas de linguagem informal, característica marcante do gênero reportagem.
( ) A pergunta no início do primeiro parágrafo “Você sabe como surgiu o Dia das Bruxas?” tem a intenção de despertar a curiosidade no leitor.
( ) Segundo o
texto, interagir com estranhos desde criança é uma cultura consolidada dos
Estados Unidos, mesmo em dias comuns.
3. O principal objetivo do texto 1 é:
a) Convencer o
leitor a participar das comemorações de Halloween.
b) Relatar
acontecimentos sobrenaturais associados ao Dia das Bruxas.
c) Explicar a
origem histórica e cultural do Halloween e suas transformações ao longo do
tempo.
d) Criticar o
consumo excessivo de doces e fantasias nessa data.
e) Defender a
substituição do Halloween pelo dia de todos os Santos.
4. De acordo com o texto, a origem do Halloween está relacionada:
a) À cultura
norte-americana moderna.
b) Ao festival
celta de Samhain, realizado no Reino Unido.
c) À celebração
cristã da Páscoa.
d) Ao festival
romano de verão.
e) À colonização
dos Estados Unidos por ingleses.
5. No trecho “É celebrado no dia 31 de outubro, principalmente nos Estados Unidos, mas, hoje em dia, comemorado em diversos outros países”, o termo destacado “mas” indica:
a) condição.
b) tempo.
c) explicação.
d) contraste.
e) causa.
6. O uso das aspas na palavra “assustadores”, no primeiro parágrafo tem a função de:
a) marcar ironia
em relação ao sentido literal da palavra.
b) indicar uma
citação de outro autor.
c) destacar uma
palavra estrangeira.
d) sinalizar um
erro de grafia.
e) indicar dúvida
do autor sobre o termo.
7. O texto apresenta características típicas da tipologia textual expositiva porque:
a) descreve fatos
imaginários e personagens fantásticos.
b) expõe dados e
informações sobre a origem e evolução do Halloween.
c) apresenta
opiniões pessoais do autor sobre o tema.
d) utiliza
linguagem coloquial e subjetiva.
e) busca emocionar
o leitor com narrativas de suspense.
8. Na expressão “Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos” é possível compreender que o autor:
a) reforçar o
aspecto econômico e social da festa na atualidade.
b) criticar o
consumismo associado à data.
c) indicar o
desinteresse das pessoas por outras festas religiosas.
d) sugerir que o
Halloween perdeu importância.
e) associar a
festa à tradição cristã americana.
9. Em “Foi nos EUA também que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween”, a palavra “também” tem a função de:
a) indicar causa.
b) adicionar uma
nova informação.
c) expressar
oposição.
d) concluir um
raciocínio.
e) indicar
finalidade.
10. O trecho “Ele permite subverter normas sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado sombrio do comportamento humano” apresenta o sentido de que o Halloween:
a) incentiva
práticas religiosas antigas.
b) valoriza o
isolamento social.
c) possibilita
quebrar regras e explorar comportamentos incomuns de forma simbólica.
d) representa um
perigo para as normas morais da sociedade.
e) incentiva
comportamentos antissociais e violentos.
TEXTO 2:
Caça às bruxas
Agnes Sampson era uma famosa curandeira que morava em Nether Keith, na
Escócia. No século 16, desempenhava o papel de parteira na região onde morava.
Viúva, e com filhos, rumores alegavam que Agnes, devido a sua sabedoria e
experiência, possuía poderes mágicos.
Quando a caça às bruxas se instalou na Escócia, em meados de 1590,
Sampson foi uma das mulheres levadas ao palácio do rei James VI, sob a acusação
de bruxaria. Inicialmente, a mulher negou que tinha qualquer envolvimento com
magia negra. Levaram-na para a masmorra, onde ela foi submetida a brutais
sessões de tortura, durante dias.
Rasparam o cabelo de Sampson e arrancaram suas roupas em busca da marca
do diabo — algo que toda bruxa recebia no momento que aceitavam a servidão —,
mas sem sucesso. Os guardas reais decidiram então aumentar a tortura, com o uso
do torniquete, um aparelho que apertava o pescoço da vítima.
Foi quando Agnes sucumbiu e aceitou todas as acusações do rei. Segundo o
embaixador inglês, Robert Bowes, a bruxa havia confessado ter tentado lançar
feitiços contra o monarca. Sampson foi condenada à morte por bruxaria, e
queimada na fogueira em 28 de janeiro de 1591.
Uma lenda afirma que o fantasma de Agnes ainda está preso no Palácio de
Holyrood, em Edimburgo, aparecendo nua e careca para assombrar quem passa pelo
local.
Fonte: (https://aventurasnahistoria.com.br/, Por Alana Sousa, Publicado em 14/01/2020)
11. Com base na leitura do texto 2, discorra:
a) Onde e em que período histórico se passa o episódio narrado no texto?
b) Que papel social Agnes Sampson desempenhava em sua comunidade antes de ser acusada de bruxaria?
c) Quais fatores contribuíram para que Agnes fosse acusada de praticar magia negra?
d) De que maneira a tortura influenciou a confissão de Agnes Sampson?
e) O que o episódio revela sobre a condição das mulheres durante o período
da caça às bruxas?
12. Leia atentamente as afirmações e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com o texto.
( ) A caça às bruxas ocorreu na Escócia no século XVIII.
( ) As autoridades encontraram facilmente a chamada “marca do diabo” no corpo de Agnes.
( ) A morte de Agnes Sampson ocorreu em 28 de janeiro de 1591, quando foi queimada na fogueira.
( ) O texto é um relato ficcional de terror criado por um escritor contemporâneo.
( ) O texto
permite refletir sobre a intolerância e a perseguição contra mulheres
consideradas diferentes em seu tempo.
13. O texto 2 tem como tema principal:
a) a importância
da medicina tradicional na Escócia.
b) o julgamento
justo de mulheres acusadas de crimes.
c) a perseguição e
morte de uma mulher acusada de bruxaria.
d) o surgimento
das lendas escocesas sobre o diabo.
e) o papel da
Igreja na valorização das parteiras.
14. No trecho “Quando a caça às bruxas se instalou na Escócia, em meados de 1590, Sampson foi uma das mulheres levadas ao palácio do rei James VI”, o termo “quando” expressa uma relação de:
a) oposição.
b) causa.
c) tempo.
d) condição.
e) comparação.
15. O texto 2 “Caça às Bruxas” pode ser classificado como:
a) um texto de
opinião jornalística.
b) uma narrativa
ficcional de terror.
c) um poema sobre
mulheres perseguidas.
d) um conto
popular escocês.
e) uma reportagem
informativa com base histórica.
16. O uso do adjetivo “brutais” em “submetida a brutais sessões de tortura” tem o efeito de:
a) neutralizar a
violência descrita.
b) intensificar a
crueldade das ações cometidas contra a mulher.
c) indicar que as
torturas foram leves.
d) mostrar que as
torturas eram comuns na época.
e) expressar humor
diante da situação.
17. No trecho: “Uma lenda afirma que o fantasma de Agnes ainda está preso no Palácio de Holyrood”, pode ser interpretado como:
a) um fato
comprovado cientificamente.
b) uma prova de
que as bruxas realmente existiam.
c) uma explicação
religiosa para a morte da personagem.
d) uma metáfora
para o medo das mulheres na época.
e) um elemento
lendário que amplia o caráter trágico da narrativa.
18. Segundo o texto, Agnes Sampson foi submetida a brutais sessões de tortura durante dias. A consequência direta dessa tortura resultou em que:
a) Agnes conseguiu
escapar da prisão e provar sua inocência.
b) A mulher
manteve-se firme e nunca confessou os crimes.
c) Agnes foi
libertada após assinar um acordo com o rei James VI.
d) A tortura a
levou a confessar falsamente envolvimento com magia negra.
e) As torturas
serviram apenas para marcar o corpo com a “marca do diabo”.
19. Assinale a alternativa que apresenta uma opinião expressa no texto “Caça às Bruxas”:
a) Agnes Sampson
morava em Nether Keith, na Escócia.
b) Ela foi acusada
de praticar bruxaria em 1590.
c) Sampson foi
condenada à morte e queimada na fogueira.
d) A mulher foi
submetida a brutais sessões de tortura durante dias.
e) O rei James VI
ordenou sua prisão por suspeita de feitiçaria.
20. Ao comparar-se os textos 1 e 2 é possível compreender que:
a) Ambos os textos
explicam como surgiram as histórias de fantasmas na Escócia.
b) Os dois textos
são lendas antigas transmitidas oralmente.
c) Enquanto
“Halloween” explica a origem de uma festa cultural, “Caça às Bruxas” relata a
perseguição real a uma mulher acusada de bruxaria.
d) Os dois textos
apresentam apenas fatos fictícios e elementos sobrenaturais.
e) “Halloween” e
“Caça às Bruxas” têm o mesmo propósito: assustar o leitor.
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🎃🧙♀️ GABARITO OFICIAL
1.
a) Reino Unido.
b) Cristianizar o festival pagão Samhain.
c) Com a imigração de irlandeses durante a Grande Fome (1845).
d) Década de 1920.
e) Porque une religião, natureza, morte e romance — permitindo brincar com
medos e fantasias.
2.
(V) – (V) – (F) – (V) – (F)
3. C
4. B
5. D
6. A
7. B
8. A
9. B
10. C
11.
a) Escócia, no século XVI.
b) Parteira e curandeira.
c) Rumores e preconceitos sobre sua sabedoria e prática de cura.
d) A tortura a levou a confessar sob pressão.
e) Mostra a perseguição e vulnerabilidade das mulheres consideradas “diferentes”.
12. (F) – (F) – (V) – (F) – (V)
13. C
14. C
15. E
16. B
17. E
18. D
19. D
20. C


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