ATIVIDADE SOBRE O "HALLOWEEN" INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 TEXTO 1

Halloween: a curiosa origem do Dia das Bruxas

Normalmente associada aos Estados Unidos, data tem suas raízes em festival pagão celebrado séculos atrás no Reino Unido; hoje, é o principal feriado não cristão em diversos países.

Você sabe como surgiu o Dia das Bruxas, também conhecido mundialmente como "Halloween"? É celebrado no dia 31 de outubro, principalmente nos Estados Unidos, mas, hoje em dia, comemorado em diversos outros países, inclusive no Brasil. Hábitos como o de crianças se fantasiarem para sair de porta em porta atrás de doces, ou de espalhar pela casa enfeites e adereços "assustadores" como abóboras esculpidas e iluminadas, ou de participar de festas a fantasia, são cada vez mais populares.

No entanto, sua origem pouco tem a ver com o significado moderno que essa festa adquiriu. O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

Em meados do século 8, o Papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio — a data do festival romano dos mortos — para 1º de novembro, a data do Samhain. Não se tem certeza se Gregório 3º ou seu sucessor, Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de "cristianizar" o Samhain. Mas, quaisquer que fossem seus motivos, a nova data para esse dia fez com que a celebração cristã dos santos e a do Samhain fossem unidas. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.

O Dia das Bruxas, o Halloween, que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800. Fogueiras tornaram-se especialmente populares nessa festa. Elas eram usadas na queima do joio (que celebrava o fim da colheita no Samhain), como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir a bruxaria e a peste negra. Outro costume de Halloween era o de prever o futuro — previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome de seu futuro marido ou mulher. Em seu poema “Halloween”, escrito em 1786, o escocês Robert Burns descreve as formas pelas quais uma pessoa jovem podia descobrir quem seria seu grande amor. A comida era um componente importante do Halloween, assim como de muitos outros festivais. Um dos hábitos mais característicos envolvia crianças, que iam de casa em casa cantando rimas ou entoando orações para as almas dos mortos. Em troca, elas recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.

Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome", 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto sua história e tradições. Não é coincidência que as primeiras referências ao Halloween apareceram na América pouco depois disso. A princípio, as tradições do Dia das Bruxas nos Estados Unidos uniam brincadeiras comuns no Reino Unido rural com rituais de colheita americanos.  Tanto que, no início do século 20, espantalhos — típicos de colheitas de milho — eram muito usados em decorações. Foi nos EUA também que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween. Uma lenda sobre um ferreiro chamado Jack que conseguiu ser mais esperto do que o diabo e vagava como um morto-vivo deu origem às luminárias feitas com abóboras que se tornaram o principal símbolo do Halloween americano. A tradição moderna de "doces ou travessuras" também é americana. Há indícios disso em brincadeiras medievais que usavam repolhos, mas pregar peças tornou-se um hábito nessa época do ano entre os americanos a partir dos anos 1920.

Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. Atualmente, o festival conserva pouco de sua origem, mas, apesar de ter ganhado nova roupagem, dá oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias. Ele permite subverter normais sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado sombrio do comportamento humano. Une religião, natureza, morte e romance. Talvez seja esse o motivo de sua grande popularidade.

Fonte: (BBC NEWS atualizado em 26 outubro 2021. https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/31/halloween-a-curiosa-origem-do-dia-das-bruxas.ghtml)

 

1.   Após a leitura do texto 1, responda:

a)   Segundo o texto, onde de fato o Halloween surgiu?

b)   Com qual objetivo o Papa Gregório 3º alterou a comemoração do dia de todos os santos de 13 de maio para 1º de novembro? 

c)   De acordo com o texto, como o Halloween chegou aos Estados Unidos? 

d)   Em que ano a brincadeira “Doces ou travessura” se popularizou na cultura americana?

e)   Conforme o último parágrafo do texto 1, qual seria o motivo da grande popularidade do Halloween nos EUA?

 

2.   Sobre o texto 1, assinale V para verdadeiro ou F para falso nos parênteses:

( ) Pertence ao gênero textual reportagem, com a finalidade de trazer fatos e informações ao leitor.

(  ) O texto revela as transformações culturais que o Halloween sofreu ao chegar aos Estados Unidos.

( )É perceptível marcas de linguagem informal, característica marcante do gênero reportagem.

( ) A pergunta no início do primeiro parágrafo “Você sabe como surgiu o Dia das Bruxas?” tem a intenção de despertar a curiosidade no leitor.

( ) Segundo o texto, interagir com estranhos desde criança é uma cultura consolidada dos Estados Unidos, mesmo em dias comuns.

 

3.   O principal objetivo do texto 1 é:

a) Convencer o leitor a participar das comemorações de Halloween.

b) Relatar acontecimentos sobrenaturais associados ao Dia das Bruxas.

c) Explicar a origem histórica e cultural do Halloween e suas transformações ao longo do tempo.

d) Criticar o consumo excessivo de doces e fantasias nessa data.

e) Defender a substituição do Halloween pelo dia de todos os Santos.

 

4.   De acordo com o texto, a origem do Halloween está relacionada:

a) À cultura norte-americana moderna.

b) Ao festival celta de Samhain, realizado no Reino Unido.

c) À celebração cristã da Páscoa.

d) Ao festival romano de verão.

e) À colonização dos Estados Unidos por ingleses.

 

5.   No trecho “É celebrado no dia 31 de outubro, principalmente nos Estados Unidos, mas, hoje em dia, comemorado em diversos outros países”, o termo destacado “mas” indica:

a) condição.

b) tempo.

c) explicação.

d) contraste.

e) causa.

 

6.   O uso das aspas na palavra “assustadores”, no primeiro parágrafo tem a função de:

a) marcar ironia em relação ao sentido literal da palavra.

b) indicar uma citação de outro autor.

c) destacar uma palavra estrangeira.

d) sinalizar um erro de grafia.

e) indicar dúvida do autor sobre o termo.

 

7.   O texto apresenta características típicas da tipologia textual expositiva porque:

a) descreve fatos imaginários e personagens fantásticos.

b) expõe dados e informações sobre a origem e evolução do Halloween.

c) apresenta opiniões pessoais do autor sobre o tema.

d) utiliza linguagem coloquial e subjetiva.

e) busca emocionar o leitor com narrativas de suspense.

 

8.   Na expressão “Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos” é possível compreender que o autor:

a) reforçar o aspecto econômico e social da festa na atualidade.

b) criticar o consumismo associado à data.

c) indicar o desinteresse das pessoas por outras festas religiosas.

d) sugerir que o Halloween perdeu importância.

e) associar a festa à tradição cristã americana.

 

9.   Em “Foi nos EUA também que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween”, a palavra “também” tem a função de: 

a) indicar causa.

b) adicionar uma nova informação.

c) expressar oposição.

d) concluir um raciocínio.

e) indicar finalidade.

 

10. O trecho “Ele permite subverter normas sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado sombrio do comportamento humano” apresenta o sentido de que o Halloween:

a) incentiva práticas religiosas antigas.

b) valoriza o isolamento social.

c) possibilita quebrar regras e explorar comportamentos incomuns de forma simbólica.

d) representa um perigo para as normas morais da sociedade.

e) incentiva comportamentos antissociais e violentos.


TEXTO 2:

Caça  às   bruxas

Agnes Sampson era uma famosa curandeira que morava em Nether Keith, na Escócia. No século 16, desempenhava o papel de parteira na região onde morava. Viúva, e com filhos, rumores alegavam que Agnes, devido a sua sabedoria e experiência, possuía poderes mágicos.

Quando a caça às bruxas se instalou na Escócia, em meados de 1590, Sampson foi uma das mulheres levadas ao palácio do rei James VI, sob a acusação de bruxaria. Inicialmente, a mulher negou que tinha qualquer envolvimento com magia negra. Levaram-na para a masmorra, onde ela foi submetida a brutais sessões de tortura, durante dias.

Rasparam o cabelo de Sampson e arrancaram suas roupas em busca da marca do diabo — algo que toda bruxa recebia no momento que aceitavam a servidão —, mas sem sucesso. Os guardas reais decidiram então aumentar a tortura, com o uso do torniquete, um aparelho que apertava o pescoço da vítima.

Foi quando Agnes sucumbiu e aceitou todas as acusações do rei. Segundo o embaixador inglês, Robert Bowes, a bruxa havia confessado ter tentado lançar feitiços contra o monarca. Sampson foi condenada à morte por bruxaria, e queimada na fogueira em 28 de janeiro de 1591.

Uma lenda afirma que o fantasma de Agnes ainda está preso no Palácio de Holyrood, em Edimburgo, aparecendo nua e careca para assombrar quem passa pelo local.

Fonte: (https://aventurasnahistoria.com.br/, Por Alana Sousa, Publicado em 14/01/2020)

 

11.      Com base na leitura do texto 2, discorra:

a)   Onde e em que período histórico se passa o episódio narrado no texto? 

b)   Que papel social Agnes Sampson desempenhava em sua comunidade antes de ser acusada de bruxaria?

c)   Quais fatores contribuíram para que Agnes fosse acusada de praticar magia negra?

d)   De que maneira a tortura influenciou a confissão de Agnes Sampson?

e)   O que o episódio revela sobre a condição das mulheres durante o período da caça às bruxas?

 

12. Leia atentamente as afirmações e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com o texto.

( ) A caça às bruxas ocorreu na Escócia no século XVIII.

( ) As autoridades encontraram facilmente a chamada “marca do diabo” no corpo de Agnes.

( ) A morte de Agnes Sampson ocorreu em 28 de janeiro de 1591, quando foi queimada na fogueira.

( ) O texto é um relato ficcional de terror criado por um escritor contemporâneo.

( ) O texto permite refletir sobre a intolerância e a perseguição contra mulheres consideradas diferentes em seu tempo.

 

13.      O texto 2 tem como tema principal:

a) a importância da medicina tradicional na Escócia.

b) o julgamento justo de mulheres acusadas de crimes.

c) a perseguição e morte de uma mulher acusada de bruxaria.

d) o surgimento das lendas escocesas sobre o diabo.

e) o papel da Igreja na valorização das parteiras.

 

14.      No trecho “Quando a caça às bruxas se instalou na Escócia, em meados de 1590, Sampson foi uma das mulheres levadas ao palácio do rei James VI”, o termo “quando” expressa uma relação de:

a) oposição.

b) causa.

c) tempo.

d) condição.

e) comparação.  

 

15.      O texto 2 “Caça às Bruxas” pode ser classificado como:

a) um texto de opinião jornalística.

b) uma narrativa ficcional de terror.

c) um poema sobre mulheres perseguidas.

d) um conto popular escocês.

e) uma reportagem informativa com base histórica.

 

16.      O uso do adjetivo “brutais” em “submetida a brutais sessões de tortura” tem o efeito de: 

a) neutralizar a violência descrita.

b) intensificar a crueldade das ações cometidas contra a mulher.

c) indicar que as torturas foram leves.

d) mostrar que as torturas eram comuns na época.

e) expressar humor diante da situação.

 

17. No trecho: “Uma lenda afirma que o fantasma de Agnes ainda está preso no Palácio de Holyrood”, pode ser interpretado como:

a) um fato comprovado cientificamente.

b) uma prova de que as bruxas realmente existiam.

c) uma explicação religiosa para a morte da personagem.

d) uma metáfora para o medo das mulheres na época.

e) um elemento lendário que amplia o caráter trágico da narrativa.

 

18. Segundo o texto, Agnes Sampson foi submetida a brutais sessões de tortura durante dias. A consequência direta dessa tortura resultou em que:

a) Agnes conseguiu escapar da prisão e provar sua inocência.

b) A mulher manteve-se firme e nunca confessou os crimes.

c) Agnes foi libertada após assinar um acordo com o rei James VI.

d) A tortura a levou a confessar falsamente envolvimento com magia negra.

e) As torturas serviram apenas para marcar o corpo com a “marca do diabo”.

 

19.      Assinale a alternativa que apresenta uma opinião expressa no texto “Caça às Bruxas”:

a) Agnes Sampson morava em Nether Keith, na Escócia.

b) Ela foi acusada de praticar bruxaria em 1590.

c) Sampson foi condenada à morte e queimada na fogueira.

d) A mulher foi submetida a brutais sessões de tortura durante dias.

e) O rei James VI ordenou sua prisão por suspeita de feitiçaria.

 

20.    Ao comparar-se os textos 1 e 2 é possível compreender que:

a) Ambos os textos explicam como surgiram as histórias de fantasmas na Escócia.

b) Os dois textos são lendas antigas transmitidas oralmente.

c) Enquanto “Halloween” explica a origem de uma festa cultural, “Caça às Bruxas” relata a perseguição real a uma mulher acusada de bruxaria.

d) Os dois textos apresentam apenas fatos fictícios e elementos sobrenaturais.

e) “Halloween” e “Caça às Bruxas” têm o mesmo propósito: assustar o leitor.

 

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OU

  

🎃🧙‍♀️ GABARITO OFICIAL

1.
a) Reino Unido.
b) Cristianizar o festival pagão Samhain.
c) Com a imigração de irlandeses durante a Grande Fome (1845).
d) Década de 1920.
e) Porque une religião, natureza, morte e romance — permitindo brincar com medos e fantasias.
 

2.
(V) – (V) – (F) – (V) – (F)

3. C
4. B
5. D
6. A
7. B
8. A
9. B
10. C
 

11.
a) Escócia, no século XVI.
b) Parteira e curandeira.
c) Rumores e preconceitos sobre sua sabedoria e prática de cura.
d) A tortura a levou a confessar sob pressão.
e) Mostra a perseguição e vulnerabilidade das mulheres consideradas “diferentes”.

12. (F) – (F) – (V) – (F) – (V)

13. C
14. C
15. E
16. B
17. E
18. D
19. D
20. C

 

 

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