SIMULADO SAEB COM FOCO NOS DESCRITORES DE TESE E ARGUMENTAÇÃO D7, D8, e D21

D7 – Identificar a tese de um texto.

D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

 
TEXTO 1 para responder às questões 1 e 2:
 
 
        Não existe evidência confirmada de vida fora da Terra, mas há pesquisas promissoras, como a recente detecção de gases bioassinaturas no exoplaneta K2-18b pelo Telescópio Espacial James Webb, que indicam a possível existência de vida microbiana. A comunidade científica é cautelosa e exige mais estudos para confirmar esses indícios. Além disso, astros dentro do nosso sistema solar, como Marte, Europa e Titã, são considerados locais promissores na busca por vida extraterrestre.
 
Fonte: (https://www.cnnbrasil.com.br, em 20/04/2025)
 
1. O texto 1 defende a ideia de que:
 
a) já existem provas concretas da existência de vida em outros planetas.
b) a ciência considera impossível a existência de vida fora da Terra.
c) ainda não há evidências confirmadas de vida extraterrestre, mas há pesquisas promissoras.
d) o Telescópio Espacial James Webb comprovou a existência de vida no exoplaneta K2-18b.
 
2. A tese de que não há evidências confirmadas de vida fora da Terra é sustentada no texto 1 pelo argumento
 
a) de que a detecção de gases bioassinaturas já prova a existência de vida.
b) de que os cientistas descartam qualquer possibilidade de vida em Marte.
c) pelo qual precisa-se de cautela da comunidade científica e a necessidade de mais estudos.
d) de que o exoplaneta K2-18b foi classificado como habitável pela NASA.
 
 
 TEXTO 2 para responder às questões de 3 a 5:
 
 
OMS DESMENTE TRUMP E AFIRMA NÃO HAVER EVIDÊNCIAS DE QUE PARACETAMOL NA GRAVIDEZ TENHA LIGAÇÃO COM AUTISMO
 
           A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quarta-feira (24) que não há evidências científicas conclusivas que liguem o uso de paracetamol durante a gravidez ao autismo. A declaração foi feita após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fazer esta relação. A organização afirmou, ainda, que todo medicamento deve ser usado com cautela na gravidez e recomendou que grávidas sigam os conselhos dos profissionais da saúde. Durante evento, Trump citou diversas estatísticas que, segundo ele, demonstram que os diagnósticos de autismo nos Estados Unidos teriam aumentado rapidamente ao longo das últimas duas décadas. O presidente americano afirmou que a incidência aumentou de cerca de "um a cada 10 mil... provavelmente, 18 anos atrás" para "um a cada 31" em 2025.
     A Comissão Europeia afirmou também nesta terça-feira (23) que não existem evidências científicas que relacionem o uso de paracetamol durante a gravidez ao risco de autismo.
        Nos Estados Unidos, o medicamento é vendido sob o nome comercial de Tylenol, produzido pela farmacêutica Kenvue, que foi desmembrada da Johnson & Johnson em 2023. A empresa inclusive afirmou na segunda-feira que “não há base científica” para a associação feita por Trump.
 
Fonte: (https://g1.globo.com, 24/09/2025)

 
3.  A principal tese defendida no texto é que
 
a) O uso de paracetamol na gravidez é comprovadamente perigoso para o bebê.
b) Não há evidências científicas conclusivas que associem o paracetamol na gravidez ao autismo.
c) O presidente Donald Trump comprovou a relação entre paracetamol e autismo.
d) O paracetamol deixou de ser utilizado em países europeus por causa do risco de autismo.

 
4. Sobre a relação entre o uso de paracetamol na gravidez e o autismo, o presidente Trump e a OMS apresentam opiniões
 
a)    confusas.
b)    divergentes.
c)     imprecisas.
d)    incoerentes.


5.  O argumento apresentado que sustentam a tese do presidente Donald Trump é que
 
a)   há evidencias científicas sobre o caso.
b) instituições científicas e médicas internacionais afirmam não haver base científica para a relação.
c) o medicamento é comercializado nos EUA com outro nome.
d) diversos dados estatísticos comprovam o caso.

 
TEXTO 3 para responder às questões de 6 a 8:
 
 
O LOBO E O CORDEIRO
 
Estava o cordeiro a beber num córrego, quando apareceu um lobo esfomeado, de horrendo aspecto.
— Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? — Disse o monstro arreganhando os dentes. Espere, que vou castigar tamanha mácriação!
O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:
— Como posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim? Era verdade aquilo e o lobo atrapalhouse com a resposta. Mas não deu o rabo a torcer.
— Além disso — inventou ele — sei que você andou falando mal de mim o ano passado.
— Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano? Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:
— Se não foi você, foi seu irmão mais velho, o que dá no mesmo.
— Como poderia ser meu irmão mais velho, se sou filho único? O lobo furioso, vendo que com razões claras não vencia o pobrezinho, veio com uma razão de lobo faminto:
— Pois se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô! E — Nhoc! — Sangrouo no pescoço.
 
Fonte: (Fábula de Esopo)

 
6.  A moral que pode ser extraída da fábula é:
 
a)    Contra a força não há argumentos.
b)    Contra fatos não há argumentos.
c)     A pressa é inimiga da perfeição.
d)    Quem espera sempre alcança.

 
7. A ideia central da fábula “O lobo e o cordeiro” é:
 
a) A natureza violenta do lobo foi modificada pelos argumentos do cordeiro.
b) A esperteza do cordeiro venceu a força bruta.
c) O mais forte usou a violência já que não encontrou justificativas para impor sua vontade ao mais fraco.
d) A água limpa é essencial para a sobrevivência dos animais.

 
8. Não foi um argumento falado pelo lobo:
 
a)    O lobo estava há dias sem comer.
b)    O cordeiro estava turvando a água do lobo.
c)     O cordeiro falou mal do lobo no ano passado.
d)    O irmão mais velho do cordeiro falava mal do lobo.

 
9.  As posições distintas apresentadas no texto são:
 
a) O lobo acredita na inocência do cordeiro, enquanto o cordeiro se declara culpado.
b) O cordeiro tenta se defender com argumentos lógicos, enquanto o lobo insiste em acusações infundadas.
c) O cordeiro defende o irmão mais velho, enquanto o lobo acusa apenas os pais.
d) O lobo aceita os argumentos do cordeiro, mas mantém sua decisão de poupá-lo.

 
TEXTO 4 para responder à questão 10:
 

O OVO E A GALINHA
 
        Dois cientistas (chamemos-los Dr. Trurl e Dr. Klapaucius) estão discutindo uma questão fundamental para a ciência: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Não é uma questão tão ociosa quanto parece à primeira vista. Para além de seu teor biológico ela envolve uma profunda carga alegórica que o caro leitor, espero, irá descortinando aos poucos. Diz Trurl: “Tenho o palpite, caro colega, de que a galinha surge primeiro. Ovos são postos por elas.(...) Klapaucius discorda: (...) A seguir teu argumento, teríamos que supor a existência de uma galinha surgida do nada(...)
 
Fonte: (Bráulio Tavares, Jornal da Paraíba, 13/10/2007)

 
10.   Do texto acima, pode-se concluir que:
 
a) Há no texto três discursos explícitos, e todos defendem a mesma tese.
b) O argumento utilizado pelo Dr Trurl, para defender sua ideia, foi convincente a ponto de acabar com a discussão em pauta.
c) Em nenhum momento o autor coloca seu posicionamento no texto, deixando a discussão entre os doutores fluir a sós.
d) O argumento utilizado por Klapaucius desconstrói a tese de Trurl. Mas, não ajuda o leitor a se posicionar sobre a discussão.
 
 
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