1. Observe que os textos abaixo estão sem nenhum sinal de pontuação. Então pontue-os, usando (vírgula, ponto, dois-pontos, travessão, interrogação, exclamação, aspas, reticências quando necessário:
a) O
doido estava no hospício escrevendo uma carta quando o médico chegou viu e
pensou Poxa esse cara já
deve estar bom tá até escrevendo carta
Aí ele chegou pro doido e perguntou
Pra quem é essa carta
Ah é pra mim mesmo doutor eu nunca recebo
cartas de ninguém
E o que está escrito nela
Como eu vou saber ainda não recebi
b)
O
professor de Matemática levanta uma folha de papel em uma das mãos e pergunta
para Joãozinho
Se eu dividir essa folha de papel em quatro
pedaços Joãozinho com o que eu fico
Quatro quartos professor
E se eu dividir em oito pedaços
Oito oitavos professor
E se eu dividir em cem pedaços
Papel picado professor
c)
O
bêbado entrou na contramão e o guarda o deteve
Onde e que o senhor pensa que vai
Bom eu
ia pruma festa mas parece que ela já acabou Tá todo mundo voltando
d)
O
freguês chama o garçom
Garçom tem um negócio se mexendo no meu prato
Não se preocupe senhor é só o desenho do prato
Mas continua se mexendo
Ah é porque é um desenho animado
e)
A
mudança foi toda colocada no caminhão até a gaiola com o papagaio A mudança
devia estar mal arrumada e as ruas eram muito esburacadas Com o balanço a
gaiola caiu com o papagaio Desceu todo mundo acudiram o papagaio Dali a pouco o
pobre coitado despenca outra vez E outra vez E mais outra Aí o papagaio já
irritado no último tombo virou-se para o dono e disse
Faz o seguinte me dá aí o endereço que eu vou a pé
Leia
atentamente o texto abaixo para responder as questões 2 a 4:
(Fonte: https://www.gazetadevargemgrande.com.br)
2. Após a leitura atenta
do texto responda:
a) Como se chama textos como esse acima?
b) Qual a finalidade desse tipo de gênero textual?
c) Em que meios de comunicação encontramos textos como esse?
d) Que tipo de informação principal esse texto apresenta ao leitor?
e) Cite algumas informações secundárias trazidas no texto?
3. Com base nas
informações do infográfico acima, responda:
a)
As
informações presentes no infográfico foram divulgadas por quem?
b) Em qual região brasileira possui os estados mais violentos de 2018?
c) Qual foi o número de latrocínios em 2018?
d) Quantas mulheres foram vítimas de violência doméstica?
e) Quantas pessoas estavam encarceradas em 2018?
4. Escreva V para
verdadeiro e F para falso nos parênteses:
( ) Textos como esse chamam-se infográfico.
( ) Esse tipo de texto apresenta menos informações do que um gráfico
convencional.
( ) Os infográficos são focados em um tema.
Todas as informações e imagens são selecionados para ressaltar esse foco, no
caso desse, em estudo, a temática central é a violência no Brasil no ano de 2018.
( ) Segundo os dados presentes, a polícia nunca
é vitima da violência, mas é uma das principais responsáveis por ela.
5. Leia o texto abaixo e faça o que se pede:
a)
Que
gênero textual é esse?
b)
Quem
é o anunciante (autor) deste texto?
c)
Por
que este texto é considerado um texto multimodal?
d)
O
que significa a expressão popular “Não estão nem
aí”?
e) Qual a relação dos gestos das três pessoas com a mensagem geral do texto?
6. Sobre o anúncio ao lado, responda:
a)
Explique
a partir de seus conhecimentos de mundo, o que é o “Novembro Azul”?
b) O que o texto está anunciando?
c) Quem está anunciando o texto?
d) A que público alvo se destina o texto?
e)
Explique
o duplo sentido do slogan: “Cuidar da saúde também é coisa de Homem”.
7. Leia a manchete:
(Folha de S.Paulo, 5 out. 2003, p. F1.)
Responda:
a) Identifique todos os substantivos presentes na manchete.
b) Como
se classificam os substantivos que você identificou na manchete?
c) Na manchete, o substantivo “empregados” refere-se apenas a pessoas do sexo masculino?
d) Os dois substantivos abstratos “ansiedade” e “pânico” pertencem ao mesmo campo de significação. Há diferença de sentido entre eles?
e) Que outros substantivos abstratos estariam relacionados a esse campo de significação?
8. Um mesmo substantivo pode ser concreto ou abstrato, dependendo do contexto. Leia as frases e identifique se o substantivo é concreto ou abstrato.
a) A cobertura do bolo foi de glacê.
b) Ao vivo: acompanhe a cobertura de pré-jogo do seu time de coração.
c) A venda de roupas está aumentando com a chegada do Natal.
d) Na venda do seu Manuel tem frutas, legumes e verduras.
e) A aliança entre as nações favoreceu a adesão aos acordos internacionais.
f) Ganhou uma aliança de ouro branco da namorada.
Gostaria de ver o gabarito dessa atividade, muito interessante
ResponderExcluirGostaria de ver o gabarito dessa atividade, muito interessante
ResponderExcluirTbm gostaria de ver o gabarito dessa atividade
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirObrigado pelas mensagens.
Eu vou fazer o gabarito dessa atividade, mas no momento eu estou sem tempo. A escola integral daqui da Paraíba exige demais da gente.
Abraços!
Excelentes atividades Professor Jean. Se possível, adicione o gabarito para as demais atividades.
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirQue bom que você gostou.
Fico grato.
Os gabaritos eu só posto quando dar tempo.
Eu trabalho em escola de tempo integral, aí você imagine a situação...
Postar um comentário