TEXTO 1:
O preconceito linguístico - o mais sutil de todos eles - atinge um dos mais nobres legados do homem, que é o domínio de uma língua. Exercer isso é retirar o direito de fala de milhares de pessoas que se exprimem em formas sem prestígio social. Não quero dizer com isso que não temos o direito de gostar mais, ou menos, do falar de uma região ou de outra, do falar de um grupo social ou de outro. O que afirmo e até enfatizo é que ninguém tem o direito de humilhar o outro pela forma de falar. Ninguém tem o direito de exercer assédio linguístico. Ninguém tem o direito de causar constrangimento ao seu semelhante pela forma de falar.
Fonte: Marta Scherre, linguista e pesquisadora do CNPQ
TEXTO 2:
TEXTO 3:
“Sou filha de
empregada doméstica e cresci ouvindo minha mãe, que tinha baixa escolaridade,
falar. Quando ingressei na escola, estranhei a forma como as pessoas falavam.
Era muito diferente da minha. Então, procurava ficar quieta, pois tinha medo de
ser corrigida pela professora”. Essa é uma narrativa de uma estudante do curso
de Pedagogia que me fez refletir sobre o preconceito linguístico dentro da
escola, sobre o sofrimento e exclusão das crianças quando submetidas à
avaliação equivocada da linguagem “certa” e a “errada”. “Quem fala errado não
sabe nada”. Com base nesse mito tão bem discutido por Marcos Bagno, no livro
Preconceito Linguístico, a mãe que fala “mode que” em lugar de “por causa de”
tem tratamento diferenciado na escola. A criança que diz “nós vai” é muitas
vezes corrigida, em alto e bom som. Precisamos superar práticas pedagógicas
que, muitas vezes, amordaçam os alunos e ridicularizam suas linguagens, em um
apagamento intencional de suas heranças biográficas.
Fonte:(http://novaescola.org.br)
TEXTO 4:
A língua é
dinâmica e está sujeita a inúmeras variações. Essa peculiaridade de toda e
qualquer língua é o que chamamos de variação linguística, que está sujeita ao
contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes estão
integrados. As variações linguísticas acontecem porque, tendo em vista que a
função primordial da língua é a comunicação, os falantes arranjam e rearranjam
a língua de acordo com a necessidade de interação social. Uma vez que essas
variações visam à comunicação, jamais devemos considerá-las erros. Ao
apontarmos essas alterações como erro, estamos cometendo o que chamamos de
preconceito linguístico. Como todo preconceito, age-se maquiavelicamente em
defesa de um dado status imposto como mais adequado e, por vezes, mais
“bonito”.
Fonte:(http://mundoeducacao.bol.uol.com.br, Acesso em: 19 set. 2017).
TEXTO 5:
É dever da escola, como uma ferramenta de formação científica, humana e social conscientizar os alunos sobre a formação da linguagem, pois a maneira de falar, muitas vezes tem intrínseca relação com a cultura de cada região. Outrossim, o professor deve ter a consciência de mostrar aos alunos que embora se tenha uma linguagem culta, existem outras manifestações linguísticas que são formadas dentro da cultura e dos costumes de cada um. Dessa forma, para que haja a redução da discriminação linguística, infere-se que o primeiro passo é a conscientização acerca das variedades de manifestações da língua, que devem ser respeitadas para que possa acontecer a diminuição da segregação social.
Fonte: (Maria Luciléia Gonçalves da Silva, 2021, graduanda da Universidade Regional do Cariri)
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A
partir da leitura dos textos motivadores e dos seus conhecimentos construídos
ao longo da sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na
modalidade formal da língua portuguesa sobre o tema “OS DESAFIOS PARA
ENFRENTAR O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO BRASIL”, apresentando proposta de
intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize, relacione de
forma coesa e coerente, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
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Excelente proposta de redação, professor Jean. Solicito sua permissão para usá-la em minhas aulas de produção textual com meus alunos aqui de Osasco/SP.
ResponderExcluirSou grande admiradora do seu trabalho. .
Boa tarde, Edcleia.
ResponderExcluirObrigado por acessar o meu blog. Fico muito grato.
Fique à vontade para utilizar a atividade que quiser. Isso aqui é para ajudar os colegas mesmo. Fiquei lisonjeado com o seu comentário. Abraço!
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