ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE O GÊNERO TEXTUAL RESUMO

SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. – 34º ed. - Rio de Janeiro: Agir, 1999.

O objetivo principal deste livro é tratar sobre as aventuras cômicas de dois nordestinos, João Grilo e Chicó, que são os personagens centrais da peça. De início, vê-se que João Grilo é o que se aproveita da estupidez dos ricos e do clero para exercer sua esperteza e sempre consegue levar a melhor. Chicó é o covarde e mentiroso. João Grilo depois que consegue convencer o padre a enterrar o cão do padeiro, e vender um gato à mulher adúltera do patrão, tenta enganar o cangaceiro Severino, mas é morto pelo homem que trabalha para o cangaceiro. Em seguida, todos são mortos, menos Chicó, que sai de cena para rezar pelo amigo. João Grilo vai parar no tribunal celeste e não aceita as acusações do diabo (Encourado) diante de Manuel (Cristo) e chama por Nossa Senhora (Compadecida). Depois, com toda sua esperteza, consegue superar o diabo. Vão para o purgatório: o bispo, o padre, o sacristão, o padeiro e sua mulher; Severino e o “cabra” vão para o céu; Por fim, João Grilo, graças à intervenção de Compadecida, volta à vida com a promessa de se comportar direito. Reencontra-se com Chicó, que prometeu todo o dinheiro para Nossa Senhora.

Palavras-chave: Esperteza. Medroso. Cangaceiro. Diabo. Jesus.

Lucas Azevedo. Aluno do 2º ano “médio”

Rio de Janeiro, 13 de junho de 2011

1.    Após ler o texto, responda:

a)    Que texto é este? 

b)    Qual a sua finalidade? 

c)    Qual o tema deste texto? 

d)    Quem produziu este texto? 

e)    Qual a estrutura deste texto?

 

2.    Sobre a referência bibliográfica do texto, explique:

a)    O que é “SUASSUNA”?

b)    Pela forma como a referência foi feita, deduz-se que o aluno leu a obra inteira ou apenas uma parte dela? 

c)    O que significa “34º ed.”?

d)    O que significa “Agir”?

e)    O que quer dizer o ano “1999”?

 

3.  Retire do texto as palavras e expressões que foram utilizadas para organizar o texto, ou seja, os organizadores textuais.

 

4.    Marque V para verdadeiro e F para falso: 

(   ) Na última frase, percebe-se a opinião do autor do resumo.

(   ) O texto foi escrito em linguagem impessoal.

(   ) O texto é dividido em três parágrafos.

(   ) As palavras-chave são temáticas, pois resumem o tema do resumo.

(   ) O texto trouxe os principais acontecimentos da obra literária.


5.    Com relação ao tempo verbal do resumo, é correto afirmar:

a)    Predomina o pretérito perfeito.

b)    Há apenas a narração em pretérito imperfeito.

c)    Nota-se a predominância do tempo presente.

d)    O texto foi escrito no tempo futuro do subjuntivo.

e)    Observa-se a predominância do tempo futuro do presente.

 

6.   No trecho: “De início, vê-se que João Grilo é o que se aproveita da estupidez dos ricos e do clero para exercer sua esperteza e sempre consegue levar a melhor”. O que significa a palavra em destaque?

a)    Polícia.

b)    Membros da Igreja Católica.

c)    Membros da Igreja Evangélica.

d)    Escola.

e)    Padaria.

 

7.  No trecho: “tenta enganar o cangaceiro Severino, mas é morto pelo homem que trabalha para o cangaceiro.” A palavra em destaque pode ser substituída por, exceto:

a)    Porém

b)    Todavia

c)    Contudo

d)    Entretanto

e)    Então

 

8.    A palavra “mas” em destaque tem o sentido de:

a)    Oposição

b)    Soma

c)    Explicação

d)    Conclusão

e)    Alternância

 

"Uma técnica de estudo muito interessante é a estratégia de SUBLINHAR palavras, expressões ou frases para destacar aquilo que achamos que é importante dentro de um texto. Podemos usar uma régua, marca texto ou caneta colorida para destacar essas informações. Sublinhar é uma técnica indispensável tanto para elaboração de esquemas e resumos quanto para destacar as ideias importantes de um texto. Você costuma usar essa técnica? Se não, passe a utilizá-la, pois vai te ajudar bastante. Caso já a use nos seus estudos, você está de parabéns. Agora vamos realizar uma atividade em que você vai precisar desta estratégia de estudo. Mãos à obra!"

Leia o texto 2 abaixo:

Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul, nesta sexta-feira (20), autoridades fizeram um apelo sobre a importância da quarentena para o controle do COVID-19, também conhecido como Coronavírus.

“Isolamento social não é férias. Não é o momento de viagem, não é o momento de andar no parque, não é o momento de confraternização. O quanto mais as pessoas puderem ficar em casa não é mais apenas um ato de higiene, mas um ato humanitário, de respeito ao próximo, de respeito à família, aos amigos, aos conhecidos. É importante insistir nessa tecla. Só com isso vamos passar melhor por essa pandemia. O isolamento social não é motivo para festejar”, enfatizou o prefeito Bruno Covas.

Na manhã de hoje, entrou em vigor na cidade de São Paulo o decreto que veda o funcionamento do comércio na cidade para atendimento presencial até o dia 5 de abril deste ano. De acordo com a medida, fica autorizada apenas a manutenção dos serviços administrativos e a realização de vendas por meio de aplicativos, internet ou instrumentos similares.

governador João Doria também lembrou os cuidados que devem ser tomados com a população mais idosa. “Protejam as pessoas com mais de 60 anos. Dê a elas o carinho, a proteção e não permitam que saiam das suas casas. Esta é a orientação dos médicos e uma prova de carinho".

Para o infectologista e coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, David Uip, as medidas de restrição, como as que foram adotadas, são fundamentais para retardar a evolução do vírus, diminuindo assim o número de infectados em todo o país. De acordo com as projeções dos infectologistas que atuam no Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, o pico do número de infectados deve acontecer entre os meses de abril e maio.

“Eu entendo que com as medidas tomadas pelo prefeito e pelo governador, isso vai ser conseguido. Nós temos hoje uma restrição de idas e vindas estimada em 60%, conforme informações da Vigilância Sanitária, e isso é muito importante, pois você conseguindo retardar o pico, você não sobrecarrega o sistema de saúde. Uma estratégia, adotada em muitos países, que estamos adotando aqui”, destacou o médico.        

(Disponível em: http://www.capital.sp.gov.br/, dia 20 de março de 2020)

 

9.    Sublinhe ou destaque com canetas ou lápis coloridos o que se pede sobre o texto 1 acima:

a)    Sublinhe no texto quem fez um apelo sobre a importância da quarentena.

b)    Sublinhe no texto, na fala de Bruno Covas, o que não é quarentena, segundo ele.

c)   Sublinhe no texto a data de até quando o decreto que veda o funcionamento do comércio na cidade estará valendo.

d)    Sublinhe no texto quais os cuidados devem ser tomados com a população mais idosa.

e)    Sublinhe no texto o único dado estatístico mostrado como estimativa.

 

10. Faça um breve resumo com suas palavras do texto 2 acima:

 

 

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GABARITO OFICIAL:


1.

a) Este é um resumo do livro Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.Compre online os livros best-sellers

b) O objetivo é resumir a obra, destacando seus principais acontecimentos e personagens.

c) O tema trata das aventuras cômicas dos personagens João Grilo e Chicó, no contexto da cultura nordestina, com elementos de esperteza, fé e justiça.

d) Este texto foi produzido por Lucas Azevedo, aluno do 2º ano "médio".

e) O texto é estruturado como um resumo, com introdução, desenvolvimento e conclusão, de forma coesa e concisa.


2.

a) "Suassuna" é o sobrenome do autor do livro, Ariano Suassuna.

b) Pelo resumo do enredo apresentado, é possível deduzir que o aluno leu a obra inteira.

c) “34º ed.” significa a 34ª edição do livro.

d) “Agir” é a editora responsável pela publicação da obra.

e) O ano “1999” se refere ao ano de publicação da 34ª edição do livro.


3.

"De início"

"Depois"

"Em seguida"

"Por fim"

4.

( F ) Na última frase, percebe-se a opinião do autor do resumo.

( V ) O texto foi escrito em linguagem impessoal.

( F ) O texto é dividido em três parágrafos.

( V ) As palavras-chave são temáticas, pois resumem o tema do resumo.

( V ) O texto trouxe os principais acontecimentos da obra literária.


5. C

6. B

7. E

8. A

9.

a) Prefeito Bruno Covas.

b) “Isolamento social não é férias. Não é o momento de viagem, não é o momento de andar no parque, não é o momento de confraternização.”

c) Até o dia 5 de abril deste ano.

d) “Protejam as pessoas com mais de 60 anos. Dê a elas o carinho, a proteção e não permitam que saiam das suas casas.”

e) “Hoje uma restrição de idas e vindas estimada em 60%.

2 Comentários

  1. Respostas
    1. GABARITO OFICIAL

      1.
      a) Este é um resumo do livro Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
      b) O objetivo é resumir a obra, destacando seus principais acontecimentos e personagens.
      c) O tema trata das aventuras cômicas dos personagens João Grilo e Chicó, no contexto da cultura nordestina, com elementos de esperteza, fé e justiça.

      d) Este texto foi produzido por Lucas Azevedo, aluno do 2º ano "médio".

      e) O texto é estruturado como um resumo, com introdução, desenvolvimento e conclusão, de forma coesa e concisa.

      2.

      a) "Suassuna" é o sobrenome do autor do livro, Ariano Suassuna.

      b) Pelo resumo do enredo apresentado, é possível deduzir que o aluno leu a obra inteira.

      c) “34º ed.” significa a 34ª edição do livro.

      d) “Agir” é a editora responsável pela publicação da obra.

      e) O ano “1999” se refere ao ano de publicação da 34ª edição do livro.

      3.
      "De início"
      "Depois"
      "Em seguida"
      "Por fim"
      4.
      ( F ) Na última frase, percebe-se a opinião do autor do resumo.
      ( V ) O texto foi escrito em linguagem impessoal.
      ( F ) O texto é dividido em três parágrafos.
      ( V ) As palavras-chave são temáticas, pois resumem o tema do resumo.
      ( V ) O texto trouxe os principais acontecimentos da obra literária.

      5. C

      6. B
      7. E

      8. A

      9.
      a) Prefeito Bruno Covas.
      b) “Isolamento social não é férias. Não é o momento de viagem, não é o momento de andar no parque, não é o momento de confraternização.”
      c) Até o dia 5 de abril deste ano.
      d) “Protejam as pessoas com mais de 60 anos. Dê a elas o carinho, a proteção e não permitam que saiam das suas casas.”
      e) “Hoje uma restrição de idas e vindas estimada em 60%.”

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