Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

segunda-feira, 15 de abril de 2019

ATIVIDADE SOBRE LINGUAGEM E TIPOS DE LINGUAGENS


1.    Indique que tipo de linguagem (VERBAL - VISUAL ou MISTA) há em cada um dos textos abaixo:

a)   

b)






c)








 e)


















f)    “Silêncio, por favor!!!”

g)      Irritado com seus alunos, o professor lançou um desafio:
- Aquele que se julgar burro, faça o favor de ficar de pé. Todo mundo continuou sentado. Alguns minutos depois, Joãozinho se levantou e ficou em pé parado.
 -Quer dizer que você se julga burro? Perguntou o professor,indignado.
- Bem, para dizer a verdade, não! Mas fiquei com pena de ver o senhor aí, em pé, sozinho aí levantei também.


2.    Responda as seguintes perguntas:

      a)    O que é linguagem?

      b)    O que é um linguagem verbal, um linguagem visual e um linguagem mista?

      c)    Dê exemplos de cada um dos tipos de linguagem.

3.    Observe a imagem abaixo e responda as questões:


a)    Que gênero textual é esse?

b)    Qual a sua função social?

c)    Onde podemos encontrar esse tipo de gênero?

d)    O que indica a expressão facial da personagem Chiquinha?

e)    Que tipo de linguagem temos neste texto? Por quê?

4.       Diga o significado de cada imagem abaixo:

a)

b)


 c)









l)

 m)

















5.    (ENEM 2013)

Através da linguagem não verbal, o artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego aborda a triste realidade do trabalho infantil. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para

a) difundir a origem de marcantes diferenças sociais.
b) estabelecer uma postura proativa da sociedade.
c) provocar a reflexão sobre essa realidade.
d) propor alternativas para solucionar esse problema.
e) retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo.

6.    (ENEM 2013)
               
A linguagem não verbal pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra. Cartum de Caulos, disponível em www.caulos.com
O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a

a) opressão das minorias sociais.
b) carência de recursos tecnológicos.
c) falta de liberdade de expressão.
d) defesa da qualificação profissional.
e) reação ao controle do pensamento coletivo.

GABARITO

1. 
a) L. visual
b) L. Visual
c) L. mista
d) L.mista
e) L.visual
f) L. verbal
g) L.verbal 

2. 
a) Linguagem é tudo aquilo que usamos para nos comunicar com o outro ou com o mundo e que transmita sentido. 
b) Linguagem verbal é aquela formada por palavras oral ou escrita; Linguagem visual é aquela formada apenas por imagens, gestos, expressões corporais, sinais, símbolos, etc; Linguagem mista é a mistura da linguagem verbal com a visual.
c) Linguagem verbal = carta, depoimento, bilhete, faturas;
Linguagem visual = placas de trânsito, emojis, cores;
Linguagem mista = quadrinhos, charges, tiras, anúncios;

3. a) Trata-se de um meme.
b) Sua função social é provocar o riso ou uma reflexão sobre algum assunto atual.
c) São encontrados na internet e redes sociais.
d) Indica uma expressão de alguém que se sentiu enganado, usado, cara de bobo.
e) Linguagem mista, pois há imagem e texto. 

4. a) Expulso
b) proibido roubar peixe
c) área escolar
d) proibido uso de celular
e) espantado
f) proibido parar e estacionar
g) legal/beleza
h) silêncio no hospital
i) Liga para mim
j) Cuidado: animais na pista
k) com sono
l) dúvida
m) proibido entrar usando capacete
n) proibido ultrapassagem
o) prioridade para idosos

5. c
6. e



Um comentário: